São Paulo, sábado, 22 de julho de 2017 - 17:34.

Livro Acessível Universal - Página inicial [1].

Tela é novo desafio para engenheiro.

T.V. Raman (emacspeak.sourceforge.net/raman) foi uma criança estudiosa que desenvolveu amor por matemática e charadas logo cedo. E a paixão não mudou quando um glaucoma levou sua visão aos 14 anos.

MIGUEL HELFT
DO "NEW YORK TIMES"

T.V. Raman (http://emacspeak.sourceforge.net/raman Site externo.) foi uma criança estudiosa que desenvolveu amor por matemática e charadas logo cedo. E a paixão não mudou quando um glaucoma levou sua visão aos 14 anos. Mudou o papel da tecnologia em ajudá-lo a atingir metas.

Raman agora é um respeitado especialista em computação e engenheiro do Google. No caminho, ele construiu uma série de ferramentas para ajudá-lo a tirar vantagem de objetos que não haviam sido desenhados para cegos. Ele criou desde um cubo de Rubik coberto de sinais em braile até um programa que lê complexas fórmulas de matemática.

O próximo passo do engenheiro é tentar adaptar os celulares com tela sensível ao toque.

Sem botões para guiar os dedos, o celular touchscreen pode parecer um desafio assustador, mas o engenheiro diz que os aparelhos podem ajudar os deficientes visuais a navegar pelo mundo. "O celular poderia dizer "ande para frente 200 metros e você chegará no cruzamento"."

Para mostrar seu progresso no trabalho com smartphones, ele puxa o seu aparelho com tela sensível ao toque, que funciona com o Android. O celular já tem com um programa leitor de tela, e agora ele e seu colega Charles Chen estão desenvolvendo maneiras de permitir que deficientes visuais possam digitar textos, números e comandos pela tela. Isso deve complementar os sistemas de reconhecimento de voz, nem sempre confiáveis.

Já que não pode digitar precisamente, Raman criou um discador que funciona com posições relativas. O programa interpreta o lugar que Raman toca primeiro como sendo o número cinco (o centro de um discador normal). Para digitar outro número, ele desliza o dedo em direção à posição esperada do próximo dígito.

Fonte: Jornal Folha de São Paulo - Caderno Informática.
Data: 27 de janeiro de 2010.

 

Voltar ao topo da página.

Copyright © 2008 Livro Acessível.
Todos os direitos reservados.