São Paulo, domingo, 24 de setembro de 2017 - 23:34.

Livro Acessível Universal - Página inicial [1].

Editoras e autores excludentes - As frustrações.

Lamento ter que apresentar-lhes todas estas tentativas fracassadas de negociação, com editoras às quais enviei não apenas uma única mensagem de solicitação de compra de livros em formato digital, mas sim inúmeras.

Foram várias as minhas tentativas de sensibilização para com estas empresas, procurando a todo custo fazê-las entender que eu era um consumidor como outro qualquer, que precisava urgentemente daquela leitura, que estava disposto a pagar por ela e até a aceitar as exigências que fossem necessárias para garantir-lhes a segurança e a proteção de suas obras em virtude do temor da pirataria.

No entanto nada foi suficiente para demovê-las da idéia de que pessoas cegas não são consumidoras e muito menos confiáveis. O mais grave ainda foi o completo fracasso de fazê-las entender que pessoas cegas não são coitadas, não são em sua totalidade carentes e que não precisam do assistencialismo e do paternalismo de algumas instituições especiais para cegos.

Assim sendo, apresento-lhes a lista de editoras que se recusaram a me tratar como consumidor, que me ignoraram ou então que me remeteram às instituições especiais ao considerarem que eu, assim como toda pessoa cega, precisava apenas de caridade social e assistencialismo reducionista.

Para aquelas editoras que acabei impetrando ação judicial, apresento o histórico desses processos. Foram rusgas tão complicadas que acabaram me fazendo entrar com ações judiciais contra algumas editoras e que também apresento a vocês.

É importante ressalvar que estas informações são todas históricas. Isso significa que a postura destas empresas naquele momento pode não refletir a postura que as mesmas empresas adotem por ventura nos dias de hoje. Por isso estas relações turbulentas são circunscritas ao tempo passado. Esclareço isto para que os colegas que desejem entrar em contato com estas editoras hoje não se desanimem.

Lista das editoras:

Lista das Editoras e autores excludentes - As frustrações.

 

Voltar ao topo da página.

Copyright © 2008 Livro Acessível.
Todos os direitos reservados.