São Paulo, sábado, 18 de novembro de 2017 - 07:23.

Livro Acessível Universal - Página inicial [1].

Grupo Summus Editorial: depois da tempestade a inclusão.

Com relação ao Grupo Summus Editorial, www.gruposummus.com.br Site externo., a relação começou um tanto quanto tumultuada. Após a minha primeira solicitação, os editores responderam que não poderiam fornecer os livros que eu solicitara devido ao fato de não possuírem os arquivos digitais, uma vez que terceirizavam o serviço de impressão final.

Contestei esta primeira justificativa dizendo que não tinha cabimento uma editora dizer que ela não possuía os arquivos dos livros que ela mesma produzira. Em resposta foi esclarecido o mal entendido e as coisas se acalmaram de ambos os lados.

O Grupo não quis fazer a cobrança pelos arquivos, mesmo eu deixando claro que poderia fazer o pagamento. Com isso agradeci o envio, via e-mail, dos dois livros em formato digital e ressaltei que a partir daquele momento eu estava me tornando cliente cativo da empresa, afinal, o acervo do Grupo SUMMUS é muito amplo, eclético e merece ser visitado periodicamente.

Parabéns ao Grupo SUMMUS pelo respeito as necessidades diferenciadas de leitura de pessoas com deficiência.

Fiquem com o histórico abaixo:

Primeira solicitação:

À SUMUS Editorial.
A/C: Depto. Comercial.

Prezados senhores,

Meu nome é Naziberto Lopes de Oliveira, sou estudante de Psicologia na Universidade São Marcos, em São Paulo / SP. Preciso adquirir livros para minhas pesquisas acadêmicas e complementação de meus estudos universitários, e visitando o sítio desta nobre editora, deparei-me com os títulos e as pequenas sinopses que colo a seguir:

Primeiro livro:
Uma proposta conceitual em Gestalt-terapia
Coleção: Psicologia
Autor(es):
Jorge Ponciano Ribeiro

Autor de diversos livros de sucesso na área da Gestalt-terapia, Jorge Ponciano propõe aqui uma conceituação renovada para o estudo da identidade humana dentro da abordagem gestáltica. Mediante a noção de contato, fundamental para a Gestalt, estabelece distinções para a compreensão da individualidade como estrutura e como processo, e mostra como esses aspectos podem coexistir dentro da singular realidade da pessoa humana.

Ficha Técnica:
ISBN 853230050 - 2
Edição 1 / 2005
208 pág. 14.0 x 21.0 cm
Peso 0.22
SUMMUS EDITORIAL.

Segundo livro:
Brasil pode ser um país de leitores?, O
Política para a cultura - Política para o livro
Felipe Lindoso
SUMMUS EDITORIAL
Edição 1 / 2004.

Adianto aos senhores que sou pessoa com deficiência visual total (cego) e preciso adquirir a obra referenciada num formato texto eletrônico digital que seja acessível as minhas especificidades de leitor.

Informo que esses formatos precisam estar impreterivelmente nos formatos .txt, .doc ou .rtf, compatíveis com o editor de textos MS-Word da Microsoft.

Esclareço que tenho instalado em meu computador pessoal, assim como em alguns computadores da Universidade que freqüento, programa que permite a uma pessoa cega acessar esses textos, bem como páginas da Internet, entre outras ferramentas e dispositivos informatizados.

Esse programa se chama "Virtual Vision" e os senhores, caso queiram, poderão saber mais sobre ele no site de seu fabricante que é: www.micropower.com.br Site externo., assim sendo, solicito a compra do livro citado, no formato que foi indicado e para isso preciso saber como poderei fazer para efetuar o pagamento e em quanto tempo receberei o produto.

Contando com a colaboração dos senhores, despeço-me no aguardo de uma resposta positiva para minha solicitação, pois preciso com certa urgência dessa leitura.

Coloco-me a disposição para maiores esclarecimentos a respeito de meu pedido.

Atenciosamente,

Naziberto Lopes de Oliveira

Contestando a primeira resposta da editora:

À SUMUS Editorial.
A/C: Sr. Paulo Wassermann

Prezado senhor,

A resposta do grupo SUMUS Editorial ao meu pedido de livro acessível não foi nem um pouco satisfatória, e tentarei esclarecer o motivo no que segue.

Em primeiro lugar porque não é plausível que uma empresa editorial que menciona claramente nas folhas de rosto de seus livros publicados, que detêm todos os direitos sobre aquelas obras, não possua as fontes das mesmas. Justificando o que digo, transcrevo abaixo a mensagem que os senhores costumam geralmente colocar em todos os seus livros publicados:

"Todos os Direitos desta edição reservados por
SUMMUS EDITORIAL LTDA.
Rua Cardoso de Almeida, 1287
05013-001 - São Paulo, SP".

Em segundo lugar, informo-lhes que quando visitei o "site" desta editora, não verifiquei nenhuma observação a respeito de possíveis parcerias com terceiros na produção dos milhares de títulos que por ali são anunciados. Portanto, pretendo comprar um produto comercializado pelos senhores, cujos direitos de produção e distribuição também pertence aos senhores, e não por seus parceiros.

Em terceiro e último lugar, a sugestão dos senhores em me conceder um desconto no preço e sutilmente de que eu "me vire" posteriormente para adequar a obra às minhas necessidades específicas é algo que afronta meu bom senso e me causa espanto. Caberia lhes perguntar: Caso os senhores comercializem esse mesmo livro em um país de lingua estrangeira, ele seria impresso em português e seria concedido um desconto aos leitores estrangeiros para que os mesmos pagassem pela tradução da obra?

Respondendo minha própria pergunta, , não sou estrangeiro e nem mesmo conheço uma outra língua além do português, sou pessoa com deficiência visual e a minha forma de escrita e leitura é a eletrônica digital, também seria o caso do braile, mas sei dos altos custos para a produção de um livro nesse formato, alem do fato de que não tenho o domínio sobre esse tipo de leitura.

Assim sendo, solicito que reconsiderem sua posição e reforço meu pedido de compra dos textos eletrônicos digitais dos livros que anteriormente havia solicitado, insistindo que minha necessidade pelos mesmos é cada vez mais premente.

Atenciosamente,

Naziberto Lopes de Oliveira

Segunda resposta da editora:

De: "Summus Editorial" <summus@summus.com.br>
PARA: "NAZIBERTO" <consceg@yahoo.com.br>
Assunto: Re: Pedido de compra de dois livros
Data: quinta-feira, 22 de setembro de 2005 18:16

Prezado Naziberto,
Gostaria de esclarecer alguns pontos da sua última mensagem:

- Temos o maior interesse em atendê-lo e não temos motivo algum para mentir ou enganar nenhum de nossos clientes. O que lhe foi colocado na última mensagem é a pura verdade;

- Grande parte dos serviços das editoras é sim, terceirizado. Terceirização de serviços é algo praticado por diversas empresas de diferentes ramos, com o objetivo de obter um produto com a melhor qualidade possível. Isso não significa que os direitos de publicação, edição, reprodução e comercialização não nos pertençam. No ramo editorial (que não é ramo gráfico), usualmente a parte gráfica, de impressão dos livros, é terceirizada;

- Ao mesmo tempo, o fato de trabalharmos com prestadores de serviço externos não nos obriga a colocar o nome de todos eles no nosso site ou qualquer outro local. Porém, em alguns livros, você encontra o nome destes prestadores de serviço. Por exemplo, num dos livros citados na sua mensagem (Do self e da ipseidade - Uma proposta conceitual em Gestalt-terapia, de Jorge Ponciano Ribeiro), abaixo da informação de que os direitos da edição estão reservados para Summus Editorial, estão os nomes de dois serviços terceirizados: a capista Ana Lima e a empresa All Print, responsável pela diagramação e fotolitos. Neste caso, é a All Print que recebe os arquivos originais do livro e os transforma em fotolitos que serão enviados para uma gráfica (também terceirizada) para impressão. Em arquivo, ficam apenas os arquivos PDF;

- O que podemos conseguir com essas empresas, como a All Print, são estes arquivos digitais PDF, que contêm o texto final do livro. Não temos arquivos de Word (.doc) ou de texto (.txt). Para converter, precisaríamos solicitar que passassem página por página para o Word. Se estes arquivos PDF forem úteis para a sua utilização, nos avise e enviaremos assim que possível.

Ressaltamos mais uma vez que não há porque nos negarmos a atendê-lo e que estamos tentando solucionar este problema da melhor forma possível.

Aguardaremos a sua resposta.
Atenciosamente,
Paulo Wassermann
Gerente de Marketing
marketing@gruposummus.com.br.

@ Terceira mensagem concordando com a oferta da editora:

Prezado Sr. Paulo,

Não quis de maneira alguma acusa-lo de mentiroso, a única coisa que contestei foi o fato de que a editora SUMUS alegasse não ter o controle sobre as fontes do livro impresso, no caso o arquivo .PDF que o Sr. Acabou de dizer. Se eles estão ou não fisicamente alocados nos computadores da Editora, isso não vem ao caso, mas todos os direitos sobre os mesmos são de propriedade dos senhores e quanto a isso eu não tinha dúvidas.

Sendo assim, não preciso adquiri-los junto aos parceiros e somente junto aos senhores. Fico satisfeito com a sua oferta do arquivo .PDF. Tenho meios de acessá-lo sim, não tão bem e amistosamente como se fosse um arquivo .doc ou .txt, mas sendo o livro na íntegra, é muito mais fácil do que adquirir o livro em papel, mesmo com o desconto oferecido, e depois ter que transformá-lo no formato digital como era originalmente. O Sr. há de concordar que isso seria um trabalho insano e desnecessário.

De acordo com sua sugestão, aceito a sua oferta dos arquivos .pdf dos livros que solicitei. Porém, para isso preciso saber algumas coisas:

1 - Como eles poderão ser enviados para mim? Eles podem ser enviados via correio eletrônico? O tamanho em bytes é propício? Caso não seja possível, vocês poderiam grava-los em um cd-rom e me enviar via correio convencional?

2 - Gostaria de saber qual o custo dos livros, Das prováveis despesas postais? Também como poderia pagar, por depósito bancário identificado, pagamento no ato da entrega? Alguma outra forma de preferência dos senhores?

Gostaria de adiantar a minha satisfação em ter respeitados meus direitos legítimos de cidadão, consumidor e leitor e parabenizá-los pela compreensão de minha necessidade em adquirir o produto em questão. Mais do que isso, informo que o acervo da Editora Sumus, é de uma variedade e abrangência de assuntos tão importante que fico muito contente em poder me tornar um leitor assíduo das publicações dos senhores. E fiquem certos que me tornarei.

Sem mais, aguardo sua resposta o mais breve possível.

Atenciosamente,

Naziberto lopes de Oliveira, me sentindo mais um leitor brasileiro.

Lista de editoras e autores inclusivos - Os sucessos.

 

Voltar ao topo da página.

Copyright © 2008 Livro Acessível.
Todos os direitos reservados.