São Paulo, 21 de julho de 2019 - 04:02.

Livro Acessível Universal - Página inicial [1].

A universidade que você cursa é acessível? Divulgue aqui.

Olá, se você entrou aqui é porque tem boas notícias para compartilhar com a gente.

Provavelmente você deve estudar em uma instituição de ensino superior que respeita a diversidade humana e proporciona inclusão, acesso fácil e respeito às pessoas com alguma deficiência que tem dificuldades para interagirem com todos os recursos disponíveis a todas as outras pessoas.

Por outro lado, você pode não ser aluno de nenhuma instituição assim, mas talvez conheça uma escola, uma faculdade ou universidade dentro desses princípios e queira homenageá-la, o que faz muito bem, pois boas práticas de inclusão devem realmente ser parabenizadas, homenageadas e divulgadas ao extremo.

Pois bem, seja qual for o seu caso, você está no lugar certo. Aqui é o espaço para você homenagear essa instituição de ensino publicando o nome, o endereço, o nome das pessoas responsáveis, enfim, tudo que você puder compartilhar com a gente para que possamos conhecer muito de perto essa iniciativa, essa ação de inclusão e respeito à diversidade humana.

Para isso use o formulário abaixo e deixe registrado mais uma instituição que preza e luta pelos direitos da diversidade na igualdade, pelo respeito aos direitos humanos e pela busca de uma sociedade mais justa e igualitária.

Obs.: Este espaço é apenas para você indicar o nome da universidade homenageada e fazer uma menção rápida sobre os motivos de sua homenagem. Agora caso você tenha mais coisas a dizer sobre essa situação de respeito a sua diversidade e a sua cidadania, você pode entrar no link "Depoimentos" do nosso menu principal e escrever lá um relato mais detalhado e abrangente dessa iniciativa inclusiva.

Pense nisso.

Todos os campos são obrigatórios.









Veja as universidades já indicadas:

Indicação: IES - FACULDADE DA GRANDE FLORIANOPOLIS.
Homenageada por: GABRIELA PEREIRA DA SILVA.
Data da homenagem: 07 / 05 / 2012 - 22h34.

Homenageada por que:
Não possui rampas para acesso as salas de aula. Sofri acidente de moto, estou com o pé engessado, mãos machucadas o que dificulta o uso das muletas. A faculade não tem nenhum sala no terreo, é preciso subir mais de 20 degraus para a sala de aula. Como? A faculdade não abona falta. E ai? Não tem conversa na minha faculdade. Não tem conversa com coordenadores. Como devo proceder? A quem devo pedir ajuda?

Indicação: Unasp.
Homenageada por: atriz.
Data da homenagem: 17 / 04 / 2012 - 12h31.

Homenageada por que:
Falta de acessibilidade e de preparo dos funcionários para lidar com deficientes.

Indicação: UNISUAM - Centro Universitário Augusto Motta.
Homenageada por: PAULO MOTA.
Data da homenagem: 30 / 09 / 2011 - 14h04.

Homenageada por que:
Coordeno o Projeto Colega Legal, desde 2003.
O Projeto Colega Legal oferece, desde outubro de 2003, recursos inclusivos e adaptações tecnológicas, principalmente leitores de tela, para que o aluno, portador de deficiência visual da UNISUAM, estude de forma digna e participativa.
Veja o video desenvolvido pelos alunos de publicidde:
http://www.youtube.com/watch?v=mSD3wqdBa38

Indicação: UEG de Porangatu Goias.
Homenageada por: Aparecido barbosa dos santos.
Data da homenagem: 26 / 05 / 2011 - 09h42.

Homenageada por que:
a universidade referida, respeita a diversidade humana e está disponível a todas classes sociais, mas não possui rampas de acesso para pessoas portadoras de deficiência física, pois a mesma e referencia de ensino para região norte de Goiás.

Indicação: UNISUL UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA.
Homenageada por: Alvaro Zermiani.
Data da homenagem: 23 / 07 / 2010 - 20h54.

Homenageada por que:
Curso Jornalismo na UNISUL. E estudo nela pela estrutura que tem para atender as pessoas com deficiência sendo o forte dela as pessoas com deficiência visual. Conta com o programa de promoção da acessibilidade(PPA), no qual vários estágiarios fazem a digitalização de materiais em tinta para atender as necessidades dos alunos cegos. Sem falar dos intérpretes de LIBRAS que a UNISUL disponibiliza. E Tem muito mais www.unisul.br

Indicação: Universidade Metodista de São Paulo.
Homenageada por: Osmar Roberto Pereira.
Data da homenagem: 22 / 07 / 2009 - 14h09.

Homenageada por que:
A universidade na qual eu curso jornalismo é bastante acessível. Todos os prédios, tanto os antigos quanto os novos possuem elevador, há docentes com deficiência (cadeirante e surda). Na inclusão de surdos, todas as salas que há esses alunos possui um intérprete de Libras. Um grande avanço também é a biblioteca digital: há uma funcionária cega que auxilia na tranformação do acervo para a digitalização para acesso aos alunos cegos. Há também um funcionário que já foi aluno (cego) que atua na parte de informática da universidade.

Outro projeto desenvolvido pela Metodista é o programa de difusão de Libras, em que alunos, professores e funcionários da instituição tem a oportunidade de fazer o curso de graça.

Há também no Centro de Línguas da universidade o curso de Libras, que é ensinado como língua. Neste caso, os alunos são pagantes.

Há também para os alunos aulas optativas de Libras na graduação, na forma de aulas eletivas. O nome da disciplina é Por uma sociedade inclusiva: Libras. Neste curso (do qual eu fiz) é abordado todos os temas referentes a inclusão, desde a sensibilização e legislação, além de ensinar um pouco de Libras. É uma das aulas mais procuradas pelos alunos.

Bem, isso é tudo! Obrigado pela atenção.

Indicação: FAME/COC - Faculdade Metropolitana BH.
Homenageada por: Cristiano A..
Data da homenagem: 16 / 07 / 2009 - 11h10.

Homenageada por que:
Aceitou a contratar o interprete durante as minhas aulas.

Página - 1 - 2

 

Voltar ao topo da página.

Copyright © 2008 Livro Acessível. Todos os direitos reservados.