São Paulo, domingo, 20 de agosto de 2017 - 06:43.

Livro Acessível Universal - Página inicial [1].

Desacordo com Editora Sextante.

Com relação a Editora Sextante, www.sextante.com.br Site externo., vocês poderão perceber pelo histórico que a coisa começou complicada, depois quando parecia que iria correr tudo bem, veio a notícia de que não fariam a venda ou doação diretamente para mim e veio novamente a interferência da Fundação Dorina no meio da conversa.

Neste ponto não foi possível mais prosseguir com um diálogo amigável e propenso a gerar uma relação comercial, mas sim, uma relação absolutamente assistencialista.

Em virtude do fechamento de questão por parte da editora de que eu deveria mesmo procurar uma instituição e pedir lá de graça o livro que pretendia comprar, tive que procurar respaldo para meus direitos na justiça mais uma vez. Semelhante a atitude que tomei para com outras editoras igualmente inacessíveis, representei junto ao Ministério Público Federal denúncia contra a editora por preconceito e discriminação.

Fiquem com o histórico abaixo:

Primeira tentativa de compra:

From: BETO
To: atendimento@esextante.com.br
Cc: lista Estatuto do deficiente
Sent: Tuesday, February 08, 2005 3:26 PM
Subject: Requisitanto um livro em formato acessível

Bom dia prezados senhores(as) responsáveis pela Editora Sextante,

Meu nome é Naziberto Lopes de Oliveira e sou estudante universitário, cursando Psicologia na Universidade São Marcos aqui em São Paulo.

Na semana passada, mais precisamente na Sexta-feira, adquiri um exemplar de um dos livros de maior sucesso que os senhores(as) tem publicado até hoje que é intitulado: O código Da Vinci de Dan Brown.

Tenho muita vontade de ler esse livro, contudo, sou pessoa com deficiência visual e não conseguirei fazê-lo na atual circunstância, isto é, no formato que ele está apresentado - gráfico.

Com relação ao formato Braile, mesmo que existisse uma versão assim, informo que não sou cego congênito e por isso não fui alfabetizado nesse padrão de leitura, por isso não adiantaria nada em meu caso também.

Hoje em dia a tecnologia dos computadores e leitores de tela que controlam programas de síntese de voz resolveram e muito o problema de pessoas como eu, isto é, que não enxergam, mas porém também não sabem ler o Braile.

Tenho programas em meu computador que me auxiliam nas leituras de cada dia, desde que esses mesmos livros sejam em formato digital, ou melhor, que eles estejam contidos num arquivo dos editores de texto Word ou então o bloco de notas (Note Pad), todos da Microsoft Windows. Na verdade qualquer formato texto, seja .doc, .rtf, .txt.

Ao adquirir o livro paguei pelo mesmo o valor de R$ 37,00 e tenho a nota fiscal para comprovar, caso seja necessário.

Meu objetivo com essa mensagem é o de solicitar, uma vez qe já paguei pelo livro mencionado, uma versão que possa ser acessível pelo meu leitor de telas - Virtual Vision - que se não for do conhecimento dos senhores(as), eu poderia enviar-lhes mais informações a respeito, ou então podem entrar em contato com a própria empresa que o desenvolveu que é a Micro Power no endereço: www.micropower.com.br Site externo..

Não acredito que seja necessário o pagamento novamente pela versão digital, mas caso seja preciso, poderíamos discutir a respeito, entretanto, acredito que eu já fiz, uma vez que adquiri a versão gráfica.

Fico no aguardo de uma posição por parte dos senhores(as), e uma resposta positiva para o meu pedido.

Quero que saibam que existem mais pessoas como eu que gostariam de ler o que Editoras como a dos senhores(as) produzem, mas ficamos marginalizados dessa possibilidade se não contarmos com a colaboração e a compreensão de todos os envolvidos nesse mercado editorial tão necessário para o pleno desenvolvimento de nossa cultura e cidadania.

Agradeço a atenção dispensada e fico a disposição dos senhores(as) para maiores esclarecimentos.

Atenciosamente,

Naziberto Lopes de Oliveira

Primeira resposta da editora:

De: "Atendimento" <atendimento@esextante.com.br>
PARA: "BETO" <otrebizan@uol.com.br>
Assunto: Re: Requisitando um livro em formato acessível
Data: quinta-feira, 10 de fevereiro de 2005 13:14

Prezado Sr. Naziberto,

Foi com prazer que recebemos o seu e-mail.

Infelizmente só possuímos o livro O Código Da Vinci impresso. Não possuímos nenhuma outra forma para leitura.

Cordialmente,

Renata Fernandes
Tel.: 21.2286-9944
Fax: 21.2286-9244

Segunda tentativa de compra:

De: "BETO" <otrebizan@uol.com.br>
PARA: "Atendimento" <atendimento@esextante.com.br>
Assunto: Re: Requisitando um livro em formato acessível
Data: quinta-feira, 10 de fevereiro de 2005 21:41

Bom dia Sra. Renata,

Me causou estranheza a sua resposta para minha solicitação inicial.

Informo-lhe, assim como à a Editora que está representando, que baseei meu pedido em leis que protegem os direitos de pessoas como eu, garantindo um tratamento igualitário ao nosso direito de leitura.

Entre essas leis eu poderia citar a Constituição Federal, A Lei de acessibilidade e a lei de Direitos autorais. Peço que revejam sua posição e caso a mantenham informo-lhes que serei forçado a procurar os meus direitos nas instâncias devidas.

Atenciosamente,

Naziberto Lopes de Oliveira.

Segunda resposta da editora:

De: "Atendimento" <atendimento@esextante.com.br>
PARA: "BETO" <otrebizan@uol.com.br>
Assunto: Re: Requisitando um livro em formato acessível
Data: sexta-feira, 11 de fevereiro de 2005 14:29

Prezado Sr. Naziberto,

Enviaremos ao senhor o livro "O Código Da Vinci " no formato rtf até quarta-feira dia 16/02/2005.

Lembramos que o material não pode ser divulgado, impresso ou reenviado sob pena de quebra de direitos autorais.

Cordialmente,

Renata Fernandes
Tel.: 21.2286-9944
Fax: 21.2286-9244

Terceira resposta da editora cancelando o fornecimento:

From: Marcos da Veiga Pereira
To: otrebizan@uol.com.br
Cc: estatuto_do_deficiente@yahoogrupos.com.br ; Renata Sent: Monday, February 14, 2005 2:40 PM
Subject: Codigo Da Vinci

Prezado Sr Naziberto,

Ao consultar o nosso contrato de direitos autorais de publicação do livro "O Código Da Vinci", constatamos que não podemos atender sua solicitação de disponibilizar o texto em formato digital, pois a cessão de direitos compreende somente o formato livro.

Verificamos com a Câmara Brasileira do Livro, que nos orientou no sentido de que seja procurada uma instituição, como a Fundação Dorina Novill, e que a mesma faça o pedido à representante do autor no Brasil, disponibilizando desta forma a todas as pessoas com dificuldades visuais. www.fundacaodorina.org.br Site externo..

Sem mais, mantemo-nos a sua inteira disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais,

Atenciosamente,
Marcos da Veiga Pereira
Editora Sextante.

Lista das Editoras e autores excludentes - As frustrações.

 

 

Voltar ao topo da página.

Copyright © 2008 Livro Acessível.
Todos os direitos reservados.