Caros amigos, já temos Governador eleito em São Paulo, o Sr. Geraldo Alckmin, o qual parabenizamos pela campanha, pela disputa e pela vitória no 1º turno. Parabéns Governador Geraldo Alckmin!
Cabe-nos agora retomar um assunto importante. No dia 8 de setembro, o então candidato Geraldo Alckmin prometeu em entrevista à televisão, durante evento realizado no Anhembi, as pára olimpíadas escolares, que iria se utilizar da infra estrutura das ETECs para qualificar melhor as pessoas com deficiência para o mercado de trabalho. No dia 2 de outubro, o candidato participou do evento batizado de cadeiraço, uma caminhada por inclusão e acessibilidade que se realizou na Avenida paulista.
Pois bem senhor Governador, com sua vitória consubstanciada nas urnas, que certamente contou com uma expressiva massa de eleitores com deficiência, informamos que estaremos aguardando as suas primeiras providências para tornar realidade a presença de alunos com deficiência nas ETECs e FATECs, escolas técnicas de excelência no Estado de São Paulo, cujo lema é: “O ensino que vira emprego”.
É notório que no ambiente das ETECs e FATECs a presença de alunos com deficiência é ínfima, praticamente zero. Isso denuncia uma situação insustentável, uma vez que essas escolas agregam aos seus alunos um grau de empregabilidade altíssimo e é justamente na área do emprego que as pessoas com deficiência mais encontram dificuldades para sua inserção profissional com qualidade.
No dia 1º de outubro último, abriram-se as inscrições para o vestibulinho 2010 nas ETECs, cujas provas serão realizadas dia 21 de novembro. Segundo notícias, alunos de origem afro-descendente e alunos egressos de escolas estaduais recebem uma bonificação.
Nossa proposta é que alunos com deficiência tenham direito a cotas nas ETECs, mas se tivessem ao menos a mesma bonificação que os alunos afro-descendentes, já seria uma boa iniciativa.
Vamos aguardar para ver quais serão as novidades implementadas pelo Governador Geraldo Alckmin na política de ingresso nas ETECs e FATECs para alunos com deficiências. Mais do que isso, vamos aguardar para constatar se caso esses alunos adentrem aquelas escolas, a acessibilidade plena e a inclusão em todos os aspectos serão concretizadas.