Você está no topo da página.

São Paulo, sexta-feira, 24 de maio de 2019 - 01:48.

Blog do Livro Acessível Universal - Página inicial [1].

Você está no conteúdo principal desta página.

Tratado sem pudor – Paródia sobre o lixo do Tratado de Marraqueche frente a Lei Brasileira da Inclusão

Publicado em: 1 de abril de 2018 às 5:06.

Da música “Borbulhas de amor” de Fagner.

Contextualização: Nunca é tarde para lembrarmos que as pessoas cegas no Brasil foram libertadas com a ratificação da Convenção da ONU pelos Direitos das pessoas com Deficiência e com a posterior promulgação da Lei Brasileira da Inclusão, LBI, no que diz respeito ao acesso aos livros e a leitura. Nos Artigos 30, Inciso III da Convenção e nos Artigos 42 e 68 da LBI foram resolvidos os históricos problemas das pessoas com deficiência visual que podiam adquirir seus livros no mercado editorial e também aquelas que dependiam de bibliotecas públicas. A partir de 1º de janeiro de 2016, as editoras não podem mais se negar a vender livros em formato digital acessível e as bibliotecas públicas devem licitar livros apenas junto a editoras que trabalhem também com esse formato. Ocorre que os velhos donos de cegos no Brasil, as mercenárias instituições especiais, que sempre se locupretaram com a exclusão das pessoas com deficiência visual do mercado editorial, monopolizando essa demanda, estão desesperados por perderem seu gado e tentam de tudo para reverter essa conquista. Impuseram o lixo do Tratado de Marraqueche e querem que a partir dele a LBI seja modificada e o retrocesso se imponha novamente. Graças aos céus esse tratado, apesar de ter sido ratificado pelo Congresso Nacional, não foi ainda promulgado pela presidência da República, o que esperamos jamais aconteça. Porém, estamos atentos e vigilantes para com a Lei Brasileira da Inclusão. Qualquer movimento mafioso que tente adulterá-la vai encontrar a nossa resistência a postos e preparada para denunciar e exorcizar esses picaretas de nosso segmento social.
#pracegover
O vídeo desta paródia é composto por uma sequência de imagens que vão se intercalando por meio de diversos efeitos especiais. Cada imagem permanece na tela por uma média de 10 a 15 segundos. A letra da paródia é exibida como legenda durante a passagem da música. A seguir, numeramos e descrevemos as imagens:
Imagem 1 colorida. Estática. Imagem com fundo azul escuro e ao centro a frase: Eu sou | Lei Brasileira da Inclusão da Pessoa com Deficiência, escrita na cor branca e com a palavra inclusão na cor rosa. Abaixo da frase, três linhas com vários símbolos de acessibilidade, em cinza, um ao lado do outro; Imagem 2 colorida. Movimento. Imagem real, mas de época, de parte de uma sala, com estantes de madeira, em duas paredes, cheias de livros antigos. Em cima de uma das estantes, quatro bustos intercalados por quatro quadros. Em frente a uma das estantes, um rapaz e uma moça, de frente um para o outro, movimentando levemente a cabeça para o lado; Imagem 3 colorida. Estática. Imagem real de um bebê dormindo, tranquilamente, em um berço de madeira clara; Imagem 4 colorida. Estático. Imagem real de um latão de lixo, com rodas, na cor azul claro, e que tem escrito a palavra “wast”, em letras maiúsculas e na cor branca, na parte da frente, e com duas tampas na cor preta e fechadas por corrente e cadeado. Atrás do latão, uma parede na cor rosa; Imagem 5 colorida. Repete a imagem 1;
Imagem 6 colorida. Estático. Desenho de um bebê só de fralda, sentado no chão, com braços e pernas abertas, berrando e chorando; Imagem 7 colorida. Repete a imagem 2; Imagem 8 colorida. Estática. Imagem real de um documento, a última página do Tratado de Marraqueche, destacando as assinaturas de Dilma Rousseff e Michel Temer. Abaixo das assinaturas, uma fita verde e amarela, presa por um selo branco no meio do documento; Imagem 9 colorida. Movimento. Imagem real de uma vaca marrom, ruminando deitada em um pasto verde. Ao fundo, casas e mais animais; Imagem 10 colorida. Repete a imagem 1; Imagem 11 colorida. Repete a imagem 4; Imagem 12 colorida. Repete a imagem 6; Imagem 13 colorida. Repete a imagem 4; Imagem 14 colorida. Repete a imagem 1; Fim.

FacebookCompartilhar no Facebook.

Twitter.Publicar no Twitter.

Postado por: Administrador.
Arquivado na categoria: Ações do MOLLA, Ensino Sinal Vermelho, Leitura Sinal Vermelho, Mídia comentada, Obscegatório Urbano, Z nula.
Assuntos relacionados: , , , , , , , , , , .
Visitado 1444 vezes, 1 foram hoje.
0 comentário

RSS dos comentários deste post.

Deixe seu comentário:

Dados do comentarista




Os mais lidos:

  1. Ilusões - Paródia sobre a farsa das 70 ações inclusivas em SP (28423 vezes)
  2. Direitos humanos e pessoas com deficiência: Chorando nossos cadáveres! (24592 vezes)
  3. DENÚNCIA!! Nova Lei de Direitos Autorais ignora direitos das pessoas com deficiência (19247 vezes)
  4. Bradesco amplia acessibilidade e inclusão!! Morra de inveja Itaú!! (16517 vezes)
  5. Eleições 2012: TSE corrige falha nas urnas acessíveis (15519 vezes)
  6. Quem escolhe o livro que voce lê? Parte 1 - Denúncia (14339 vezes)
  7. Companhia Das Letras, Editora Contexto e Grupo GEN editorial contra um leitor cego (13139 vezes)
  8. Casa da Moeda: Lançamento de novas cédulas do Real mais acessíveis (12927 vezes)
  9. MEC: Censo Escolar 2010 aponta dados estarrecedores para alunos com deficiência (12828 vezes)
  10. Blog do livro acessível! Lançamento hoje, dia 21 de setembro (12425 vezes)

Voltar ao topo da página.

Copyright © 2008 Livro Acessível.
Todos os direitos reservados.