Você está no topo da página.

São Paulo, sexta-feira, 23 de agosto de 2019 - 08:16.

Blog do Livro Acessível Universal - Página inicial [1].

Você está no conteúdo principal desta página.

Os cegos e a fundação lobista – Paródia sobre lobby contra o livro acessível para cegos

Publicado em: 15 de agosto de 2017 às 6:16.

Paródia da música “O bêbado e a equilibrista” de João Bosco e Aldir Blank.

Contextualização: Com a vigência da Lei 13.146/2015, Lei Brasileira da Inclusão, a partir de 1º de janeiro de 2016, toda editora brasileira é obrigada a oferecer suas produções também em formato acessível para pessoas com deficiência visual. Uma grande vitória da luta histórica dos movimentos independentes de pessoas com deficiência, como o MOLLA, Movimento pelo Livro e Leitura Acessíveis, o Movimento cidade para todos, o MP Acessibilidade, o visibilidade Cegos Brasil, o Cegos em Rede, entre outros. Fato este que modificou radicalmente a relação discriminatória por parte do mercado editorial brasileiro com relação a existência de pessoas com alguma deficiência impeditiva para o acesso ao livro impresso a tinta sobre papel. A partir da LBI, Art. 42, o mercado editorial é obrigado a nos reconhecer como consumidores, bem como no Art. 68, os governos em todas as suas instâncias, são obrigados a suprir bibliotecas e escolas públicas com livros em formatos acessíveis. Entretanto, a nossa vitória é constantemente ameaçada pelo lobby de instituições mercenárias que sempre viveram da exclusão das pessoas com deficiência, e em particular, em relação as pessoas com deficiência visual, existe uma verdadeira máfia instituída na cadeia de produção de livros acessíveis e que tenta de tudo para poder contnuar mantendo sua exclusividade sobre nossa leitura. Recentemente apresentaram no Brasil um medieval Tratado de Marraqeche e, por meio de seu lobby criminoso, ludibriaram deputados e senadores para aprovarem esse Tratado como emenda Constitucional. Agora, a investida desses criminosos será no sentido de modificar a Lei Brasileira da Inclusão, para que a liberdade das pessoas com deficiência visual seja revogada e voltemos aos currais desses bandidos. Por isso, devemos ficar atentos e vigilantes. Nossa liberdade não pode ser perdida.

#paracegover
A ilustração desta paródia é um desenho da turma do Charlie Brown. A imagem principal mostra o Charlie Brown e o Snoopy, sentados um ao lado do outro, mas separados por dois livros na vertical, de capas azul claro e vermelho. O menino Charlie Brown do lado esquerdo, sentado em cima de um livro fechado, de capa verde claro, segura um livro aberto, também de capa verde claro. Do lado direito, o cachorrinho Snoopy, sentado em cima de um livro também fechado, com capa na cor laranja, segura um livro aberto de capa vermelha. Na parte superior, lado direito, outra imagem menor dos dois personagens abraçados. Abaixo deles está escrita a palavra peanuts (amendoim em inglês), na cor preta e em letras maiúsculas.

FacebookCompartilhar no Facebook.

Twitter.Publicar no Twitter.

Postado por: Administrador.
Arquivado na categoria: Ações do MOLLA, Dicas e Toques / Mitos e Lendas, Leitura Sinal Vermelho, Mídia comentada, Obscegatório Urbano, Z nula.
Assuntos relacionados: , , , , , , , .
Visitado 1625 vezes, 1 foram hoje.
0 comentário

RSS dos comentários deste post.

Deixe seu comentário:

Dados do comentarista




Os mais lidos:

  1. Ilusões - Paródia sobre a farsa das 70 ações inclusivas em SP (28794 vezes)
  2. Direitos humanos e pessoas com deficiência: Chorando nossos cadáveres! (24825 vezes)
  3. DENÚNCIA!! Nova Lei de Direitos Autorais ignora direitos das pessoas com deficiência (19545 vezes)
  4. Bradesco amplia acessibilidade e inclusão!! Morra de inveja Itaú!! (16613 vezes)
  5. Eleições 2012: TSE corrige falha nas urnas acessíveis (15614 vezes)
  6. Quem escolhe o livro que voce lê? Parte 1 - Denúncia (14451 vezes)
  7. Companhia Das Letras, Editora Contexto e Grupo GEN editorial contra um leitor cego (13229 vezes)
  8. Casa da Moeda: Lançamento de novas cédulas do Real mais acessíveis (13216 vezes)
  9. MEC: Censo Escolar 2010 aponta dados estarrecedores para alunos com deficiência (12916 vezes)
  10. Blog do livro acessível! Lançamento hoje, dia 21 de setembro (12496 vezes)

Voltar ao topo da página.

Copyright © 2008 Livro Acessível.
Todos os direitos reservados.