
Ilustração: Foto da autora Iracema entregando o livro em formato acessível para Naziberto
É com grata satisfação que recomendamos o livro O Bracelete de Beatriz, de Iracema Alves, lançado dia 18 de agosto de 2010, no Memorial da Inclusão, os caminhos das pessoas com deficiência, dentro da Secretaria de Estado dos Direitos das Pessoas com Deficiência.
Com grande alegria e sentimento de cidadania adquiri um exemplar do livro em versão digital acessível, que possibilita a uma pessoa com deficiência manejar, interagir, ler e fruir o conteúdo de livros, revistas, apostilas e demais formas de leitura que costumeiramente só encontramos no formato convencional, ou seja, impresso a tinta sobre papel.
A autora não economizou esforços e investimentos para proporcionar que seu livro pudesse ser acessado pelo maior número de pessoas possível, na verdade, praticando em sua obra o que chamamos de desenho universal.
Um livro em formato digital acessível pode ser lido por um leitor de telas em um computador com voz sintetizada, pode ter suas fontes ampliadas, pode ser impresso em braile, pode ter seu áudio gravado e ouvido em um tocador de MP3 ou mesmo em um celular adaptado também com um leitor de telas, pode ser transformado em LIBRAS, enfim, é versátil, inclusivo, respeita a diversidade humana e promove a inclusão de pessoas historicamente excluídas do universo dos livros.
Nesse sentido, parabenizamos entusiasticamente a querida e inclusiva autora Iracema, recomendando seu livro para todos aqueles que quiserem experimentar um pouco o gostinho da cidadania e do direito de fazer suas próprias escolhas.
Contatos com a autora favor escrever para: iraalves2010@gmail.com