Da música “Miss Brasil 2000” de Rita Lee e Roberto de Carvalho.
Contextualização: Em homenagem a SEDPCD, Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que quando foi inaugurada em 2008, tinha como visão se tornar referência mundial em inclusão e acessibilidade até 2015. Porém, já estamos quase em 2018 e ela ainda não conseguiu ser referência nem mesmo na sua própria casa, ou seja, no Memorial da América Latina, na Barra Funda, zona oeste de São Paulo. Como exemplo, podemos verificar que Existe um semáforo bem na frente da sua porta, que ainda não tem sinal sonoro para travessia de cegos. Um posto do Acessa SP, um telecentro público estadual, do outro lado da rua, que fica também dentro do Memorial da América Latina, não tem acessibilidade. A calçada que vai da estação de metrô Barra Funda até o Memorial tem piso tátil com enormes falhas. Enfim, com esses pequenos exemplos perguntamos às pessoas com deficiência do Estado de São Paulo, se elas consideram que a SEDPCD possa ser modelo mundial em alguma coisa que não seja incompetência e inutilidade.
#pracegover
O vídeo desta paródia é composto por uma sequência de imagens que vão se sucedendo por meio de diferentes efeitos especiais. A letra da paródia é exibida como legenda durante a passagem da música. A seguir, numeramos e descrevemos as imagens:
Imagem 1 colorida. Movimento. Imagem real da final do concurso de Miss Amazonas 2015, onde a miss Amazonas tirou a coroa da cabeça da vencedora, a miss Manaus, enquanto esta estava sendo coroada, e jogou a coroa no chão; Imagem 2 colorida. Estática. Imagem real da fachada do prédio do Memorial da América Latina, na Barra Funda, em São Paulo. O prédio, na sua estrutura, é arredondado e todo espelhado com vidros pretos. No topo do prédio e em determinados pontos ao seu redor, percebem-se detalhes arquitetônicos; Imagem 3 colorida. Estática. Imagem de um anúncio com a bandeira do estado de São Paulo, acima e do lado esquerdo e com os dizeres, governo do estado de São Paulo, Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O fundo é branco e as letras na cor preta; Imagem 4 colorida. Movimento. Ilustração de um prédio de hospital, redondo, branco e detalhes em cinza, com uma cruz vermelha do lado esquerdo e na parte superior. No topo do prédio um heliponto, com a letra H, em maiúsculo e na cor branca, desenhada no chão. Um helicóptero pousa e decola seguidas vezes. Ao redor do prédio algumas árvores, e na entrada do prédio um veículo de ambulância, estacionado e com o motor ligado, saindo fumaça do cano de escape; Imagem 5 Repete a imagem 2; Imagem 6 colorida. Movimento. Imagem real de uma miss, morena com cabelos lisos, longos e escuros, sorrindo, usando uma coroa, segurando um buquê de flores no braço direito e acenando com a mão esquerda. A imagem dela acenando se repete várias vezes. Fim.