
Ilustração: Logo do MEC com as letras MEC em vermelho acima e escrito Ministério da Educação em verde abaixo
Prezados amigos, hoje, dia 12 de outubro, é comemorado o dia da criança, dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, mas também é comemorado o dia da leitura.
Dia da leitura! Que legal não é mesmo? Leitura tem tudo a ver com criança, com educação e não há dúvidas que com leitura e educação de qualidade teremos o desenvolvimento dessa criança em um adulto melhor, mais consciente, mais cidadão.
No site da CBL – Câmara Brasileira do Livro, www.cbl.org.br – encontra-se a notícia, destacada abaixo, sobre um concurso intitulado “Literatura para todos”, promovido pelo MEC – Ministério da Educação.
Muito promissor o título “para todos”, só não ficou claro se o “para todos” quer dizer para todos os escritores participarem ou para todos os leitores desfrutarem dos livros que serão apresentados nesse concurso.
Caberia um esclarecimento por parte do MEC vocês não concordam? Será que o Ministério da Educação está exigindo que esses autores que se candidatem ao prêmio apresentem obras em formatos acessíveis? Em desenho Universal? Acessível verdadeiramente a todos os leitores?
Nós do MOLLA vamos fazer uma pesquisa para conhecermos os critérios desse concurso e traremos notícias aqui. Esperamos sinceramente que o “para todos” do título do concurso seja mesmo para todos aqueles que gostam e querem ler um bom livro, independentemente de sua condição de pessoa com ou sem deficiência.
E que, independente do credo e da crença de cada um, nossa Senhora salve, abençoe e liberte a leitura das pessoas com deficiência do Brasil!
Fiquem com a notícia…
Literatura para todos: inscrições até 13 de outubro
quinta-feira, 7 de Outubro de 2010
Os escritores brasileiros Luiz Ruffato, Maria Esther Maciel, Cláudio Daniel e Ronaldo Correia de Brito, e o escritor angolano José Eduardo Agualusa, compõem o júri do concurso Literatura para Todos 2010, promovido pelo Ministério da Educação.
O prazo para a inscrição de livros vai até 13 de outubro. Podem apresentar obras literárias escritores brasileiros e dos países africanos de língua portuguesa: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.
O Literatura para Todos deste ano abrange nove gêneros e vai entregar prêmios individuais no valor de R$ 10 mil, em dinheiro, a nove escritores, além de editar e distribuir os livros para milhares de jovens e adultos em processo de alfabetização em todo o país.
As inscrições são validadas com o envio das obras literárias. No Brasil, o livro deve ser enviado para o endereço: 4º Concurso Literatura para Todos – Ministério da Educação, Esplanada dos Ministérios, Bloco L, sala 209. CEP 70047-900 – Brasília – DF. Os escritores africanos devem encaminhar as obras para as embaixadas do Brasil em seus países.