Você está no topo da página.

São Paulo, quarta-feira, 20 de novembro de 2019 - 16:38.

Blog do Livro Acessível Universal - Página inicial [1].

Você está no conteúdo principal desta página.

MEC: Censo Escolar 2010 aponta dados estarrecedores para alunos com deficiência

Publicado em: 22 de dezembro de 2010 às 7:54.

É estarrecedora a notícia abaixo, veiculada no jornal Estado de São Paulo de hoje, dia 22 de dezembro de 2010. Apresentando alguns dados do último Censo Escolar publicado há dois dias pelo MEC – Ministério da Educação, mostra que apenas 12% das escolas estão adaptadas para alunos com deficiência nos anos iniciais escolares e apenas 30% estão adaptadas para alunos com deficiência nos anos finais e no ensino médio.

Notem que o Brasil é signatário da Convenção da ONU pelos Direitos das Pessoas com Deficiência, que passou a fazer parte de nossa Constituição Federal a partir de 2008. Na Convenção, a expressão “igualdade de oportunidades” e “igualdade de acesso” são termos fundamentais e repetidos exaustivamente, sem os quais a própria Convenção não faria sentido.

Pelo menos por esse aspecto inicial, apontado pelo Censo Escolar 2010, podemos afirmar sem medo de errarmos que a Conveção, assim como tantas leis e Normas inócuas desse País que tratam de Direitos do segmento de Ppessoas com deficiência, infelizmente passará a ser letra morta em breve, muito breve se não for feita alguma coisa.

Fiquem com a matéria…

Escolas têm mais internet que biblioteca
Enquanto 95% dos alunos do ensino médio estudam em unidades com acesso à rede, 57% têm laboratório e 73% dispõem de espaço para leitura
Lisandra Paraguassú / BRASÍLIA

Enquanto o investimento feito pelo governo federal em informática possibilita que quase 95% dos alunos de ensino médio já estejam em escolas com computadores com acesso à internet, a oferta de laboratórios de ciências e bibliotecas para esses mesmos estudantes é bem menor: 57% e 73,2%, respectivamente. Os dados constam do Censo Escolar 2010, divulgado anteontem pelo Ministério da Educação.

O sistema de internet nas escolas cresceu rapidamente por causa de uma obrigação contratual das operadoras de telefonia que, para renovar a concessão, tiveram de se comprometer a instalar a banda larga em todas as escolas do País. Segundo o ministério, no primeiro semestre de 2011 todas as 62 mil escolas públicas terão acesso à internet.
Entretanto, os laboratórios de ciências e as bibliotecas – que são bem mais simples e baratos, mas dependem exclusivamente de recursos do MEC – andam a passos bem mais lentos.

As escolas que atendem os anos iniciais do ensino fundamental, do 1.º ao 5.º ano, são as que apresentam mais problemas. Apenas 30,4% delas têm bibliotecas e 7,6%, laboratórios.

Como existem muitas escolas rurais pequenas, a situação é um pouco melhor quando se leva em conta o número de alunos atendidos. Ainda assim, apenas 50% das crianças que estão aprendendo a ler e a gostar de livros são atendidas com bibliotecas. E 13,4% têm acesso a um laboratório de ciências.

Nas séries subsequentes a situação melhora um pouco. Nos anos finais do ensino fundamental (do 6.º ao 9.º ano), quase 60% das escolas têm bibliotecas e elas atendem cerca de 65% dos estudantes. No ensino médio, 73,2% dos estudantes têm bibliotecas nas suas escolas.

Os laboratórios de ciência são um problema mais sério. Mesmo no ensino médio, em que podem ser considerados essenciais, cerca de 57% dos alunos têm acesso a um laboratório. Nos anos finais do fundamental são apenas 32,6%.

As escolas brasileiras também têm dificuldades para oferecer instalações adequadas a crianças com deficiência. Apesar do censo ter mostrado um crescimento nas matrículas em escolas regulares, chegando a 85% das crianças com deficiência, apenas 12,2 % delas, nos anos iniciais do ensino fundamental, têm instalações e vias adequadas para receber esses alunos. Nos anos finais e no ensino médio, a situação melhora um pouco. Mesmo assim, apenas 30% das escolas estão adaptadas.

FacebookCompartilhar no Facebook.

Twitter.Publicar no Twitter.

Postado por: Administrador.
Arquivado na categoria: Ensino Sinal Vermelho, Mídia comentada.
Assuntos relacionados: , , , , , .
Visitado 13115 vezes, 1 foram hoje.
0 comentário

RSS dos comentários deste post.

Deixe seu comentário:

Dados do comentarista




Os mais lidos:

  1. Ilusões - Paródia sobre a farsa das 70 ações inclusivas em SP (29383 vezes)
  2. Direitos humanos e pessoas com deficiência: Chorando nossos cadáveres! (25166 vezes)
  3. DENÚNCIA!! Nova Lei de Direitos Autorais ignora direitos das pessoas com deficiência (19847 vezes)
  4. Bradesco amplia acessibilidade e inclusão!! Morra de inveja Itaú!! (16819 vezes)
  5. Eleições 2012: TSE corrige falha nas urnas acessíveis (15818 vezes)
  6. Quem escolhe o livro que voce lê? Parte 1 - Denúncia (14692 vezes)
  7. Casa da Moeda: Lançamento de novas cédulas do Real mais acessíveis (13642 vezes)
  8. Companhia Das Letras, Editora Contexto e Grupo GEN editorial contra um leitor cego (13449 vezes)
  9. MEC: Censo Escolar 2010 aponta dados estarrecedores para alunos com deficiência (13115 vezes)
  10. Blog do livro acessível! Lançamento hoje, dia 21 de setembro (12685 vezes)

Voltar ao topo da página.

Copyright © 2008 Livro Acessível.
Todos os direitos reservados.