Você está no topo da página.

São Paulo, sábado, 18 de novembro de 2017 - 07:26.

Blog do Livro Acessível Universal - Página inicial [1].

Você está no conteúdo principal desta página.

MEC: Censo Escolar 2010 aponta dados estarrecedores para alunos com deficiência

Publicado em: 22 de dezembro de 2010 às 7:54.

É estarrecedora a notícia abaixo, veiculada no jornal Estado de São Paulo de hoje, dia 22 de dezembro de 2010. Apresentando alguns dados do último Censo Escolar publicado há dois dias pelo MEC – Ministério da Educação, mostra que apenas 12% das escolas estão adaptadas para alunos com deficiência nos anos iniciais escolares e apenas 30% estão adaptadas para alunos com deficiência nos anos finais e no ensino médio.

Notem que o Brasil é signatário da Convenção da ONU pelos Direitos das Pessoas com Deficiência, que passou a fazer parte de nossa Constituição Federal a partir de 2008. Na Convenção, a expressão “igualdade de oportunidades” e “igualdade de acesso” são termos fundamentais e repetidos exaustivamente, sem os quais a própria Convenção não faria sentido.

Pelo menos por esse aspecto inicial, apontado pelo Censo Escolar 2010, podemos afirmar sem medo de errarmos que a Conveção, assim como tantas leis e Normas inócuas desse País que tratam de Direitos do segmento de Ppessoas com deficiência, infelizmente passará a ser letra morta em breve, muito breve se não for feita alguma coisa.

Fiquem com a matéria…

Escolas têm mais internet que biblioteca
Enquanto 95% dos alunos do ensino médio estudam em unidades com acesso à rede, 57% têm laboratório e 73% dispõem de espaço para leitura
Lisandra Paraguassú / BRASÍLIA

Enquanto o investimento feito pelo governo federal em informática possibilita que quase 95% dos alunos de ensino médio já estejam em escolas com computadores com acesso à internet, a oferta de laboratórios de ciências e bibliotecas para esses mesmos estudantes é bem menor: 57% e 73,2%, respectivamente. Os dados constam do Censo Escolar 2010, divulgado anteontem pelo Ministério da Educação.

O sistema de internet nas escolas cresceu rapidamente por causa de uma obrigação contratual das operadoras de telefonia que, para renovar a concessão, tiveram de se comprometer a instalar a banda larga em todas as escolas do País. Segundo o ministério, no primeiro semestre de 2011 todas as 62 mil escolas públicas terão acesso à internet.
Entretanto, os laboratórios de ciências e as bibliotecas – que são bem mais simples e baratos, mas dependem exclusivamente de recursos do MEC – andam a passos bem mais lentos.

As escolas que atendem os anos iniciais do ensino fundamental, do 1.º ao 5.º ano, são as que apresentam mais problemas. Apenas 30,4% delas têm bibliotecas e 7,6%, laboratórios.

Como existem muitas escolas rurais pequenas, a situação é um pouco melhor quando se leva em conta o número de alunos atendidos. Ainda assim, apenas 50% das crianças que estão aprendendo a ler e a gostar de livros são atendidas com bibliotecas. E 13,4% têm acesso a um laboratório de ciências.

Nas séries subsequentes a situação melhora um pouco. Nos anos finais do ensino fundamental (do 6.º ao 9.º ano), quase 60% das escolas têm bibliotecas e elas atendem cerca de 65% dos estudantes. No ensino médio, 73,2% dos estudantes têm bibliotecas nas suas escolas.

Os laboratórios de ciência são um problema mais sério. Mesmo no ensino médio, em que podem ser considerados essenciais, cerca de 57% dos alunos têm acesso a um laboratório. Nos anos finais do fundamental são apenas 32,6%.

As escolas brasileiras também têm dificuldades para oferecer instalações adequadas a crianças com deficiência. Apesar do censo ter mostrado um crescimento nas matrículas em escolas regulares, chegando a 85% das crianças com deficiência, apenas 12,2 % delas, nos anos iniciais do ensino fundamental, têm instalações e vias adequadas para receber esses alunos. Nos anos finais e no ensino médio, a situação melhora um pouco. Mesmo assim, apenas 30% das escolas estão adaptadas.

FacebookCompartilhar no Facebook.

Twitter.Publicar no Twitter.

Postado por: Administrador.
Arquivado na categoria: Ensino Sinal Vermelho, Mídia comentada.
Assuntos relacionados: , , , , , .
Visitado 12179 vezes, 1 foram hoje.
0 comentário

RSS dos comentários deste post.

Deixe seu comentário:

Dados do comentarista




Os mais lidos:

  1. Ilusões - Paródia sobre a farsa das 70 ações inclusivas em SP (24618 vezes)
  2. Direitos humanos e pessoas com deficiência: Chorando nossos cadáveres! (22827 vezes)
  3. DENÚNCIA!! Nova Lei de Direitos Autorais ignora direitos das pessoas com deficiência (16484 vezes)
  4. Bradesco amplia acessibilidade e inclusão!! Morra de inveja Itaú!! (15605 vezes)
  5. Eleições 2012: TSE corrige falha nas urnas acessíveis (14721 vezes)
  6. Quem escolhe o livro que voce lê? Parte 1 - Denúncia (13384 vezes)
  7. Companhia Das Letras, Editora Contexto e Grupo GEN editorial contra um leitor cego (12414 vezes)
  8. MEC: Censo Escolar 2010 aponta dados estarrecedores para alunos com deficiência (12179 vezes)
  9. Blog do livro acessível! Lançamento hoje, dia 21 de setembro (11726 vezes)
  10. Secretária Linamara e deputada Mara, que vergonha, que papelão! (11410 vezes)

Voltar ao topo da página.

Copyright © 2008 Livro Acessível.
Todos os direitos reservados.