Você está no topo da página.

São Paulo, quinta-feira, 23 de janeiro de 2020 - 11:50.

Blog do Livro Acessível Universal - Página inicial [1].

Você está no conteúdo principal desta página.

Escola Superior de Propaganda e Marketing – Uma lição de inclusão

Publicado em: 20 de agosto de 2014 às 16:31.

Caros, é com prazer que compartilhamos uma informação extremamente importante para ficar no desconhecimento ou então para ficar restrita aos atores diretamente envolvidos.

A Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, em sua unidade da Vila Mariana, em São Paulo, vem dando uma lição de inclusão, acessibilidade e cidadania, ao incluir de maneira séria e concreta dois alunos com deficiência visual em todo o conteúdo bibliográfico dos cursos escolhidos por eles.

Um dos alunos está cursando graduação e, o outro, pós-graduação, recebendo de seus professores o plano de aula, contendo a ementa do curso e as respectivas leituras obrigatórias e complementares, sendo que todas, absolutamente todas, são tornadas acessíveis pela própria biblioteca da universidade.

Sabe-se que esse momento, para todo estudante cego, em qualquer nível de ensino, é a hora mais excludente do ano: quando esse aluno recebe uma batelada de indicações de leitura que ele jamais encontrará em formato acessível na biblioteca da escola, em bibliotecas fora da escola ou em qualquer outro lugar do Brasil.

Esse estudante inicia então a conhecida via crucis, batendo na porta de editoras e levando “nãos” na cara, tentando emprestar livros adaptados de amigos, mendigando em instituições prestadoras de serviço e, quando encontra ajuda em uma dessas, aguarda meses ou anos nas filas para ter seus pedidos atendidos. Em último caso, precisa ele mesmo digitalizar todas as obras para sua leitura. Resumindo, um verdadeiro e absoluto caos.

Imagine você quanto tempo vai sobrar para um estudante cego concentrar-se em seus estudos, tendo de empreender uma verdadeira cruzada em busca de leitura acessível, sem encontrar? Enquanto todos os seus colegas sem deficiência precisam apenas retirar as leituras recomendadas na biblioteca da escola, o estudante com deficiência visual precisa mover céus e terras para conseguir um simples livro. Igualdade total, não é mesmo?

Porém, isso não acontece mais na biblioteca da Escola Superior de Propaganda e Marketing, pois nela o reconhecimento do direito e da cidadania desses dois alunos foi conseguido no mesmo momento em que eles solicitaram à escola o seu material de leitura apropriado. Assim, estão recebendo toda a bibliografia dos cursos em formato acessível e isso certamente será fornecido para qualquer outro aluno com deficiência visual que ali acorrer.

Ficam aqui os efusivos parabéns e congratulações do MOLLA – Movimento pelo Livro e Leitura Acessíveis, bem como pela universidade acessível, a essa renomada instituição superior de ensino, tradicional na cidade de São Paulo, pelo exemplo dado e que precisa ser seguido por todas as outras instituições semelhantes.

Claro que esperamos que um dia esse tipo de comportamento não precise ser destacado, porque ele deve ser a regra, uma obrigação e não um favor, mas enquanto isso não acontece, devemos divulgar, aplaudir, comemorar e torcer para que a exceção um dia vire regra.

Movimento pelo Livro e Leitura Acessíveis no Brasil

FacebookCompartilhar no Facebook.

Twitter.Publicar no Twitter.

Postado por: Administrador.
Arquivado na categoria: Z nula.

Visitado 10896 vezes, 1 foram hoje.
0 comentário

RSS dos comentários deste post.

Deixe seu comentário:

Dados do comentarista




Os mais lidos:

  1. Ilusões - Paródia sobre a farsa das 70 ações inclusivas em SP (31147 vezes)
  2. Direitos humanos e pessoas com deficiência: Chorando nossos cadáveres! (25330 vezes)
  3. DENÚNCIA!! Nova Lei de Direitos Autorais ignora direitos das pessoas com deficiência (19975 vezes)
  4. Bradesco amplia acessibilidade e inclusão!! Morra de inveja Itaú!! (16962 vezes)
  5. Eleições 2012: TSE corrige falha nas urnas acessíveis (15924 vezes)
  6. Quem escolhe o livro que voce lê? Parte 1 - Denúncia (14840 vezes)
  7. Casa da Moeda: Lançamento de novas cédulas do Real mais acessíveis (13866 vezes)
  8. Companhia Das Letras, Editora Contexto e Grupo GEN editorial contra um leitor cego (13567 vezes)
  9. MEC: Censo Escolar 2010 aponta dados estarrecedores para alunos com deficiência (13231 vezes)
  10. Blog do livro acessível! Lançamento hoje, dia 21 de setembro (12791 vezes)

Voltar ao topo da página.

Copyright © 2008 Livro Acessível.
Todos os direitos reservados.