Compartilhamos a nota abaixo, publicada no jornal Folha de São Paulo de hoje, no caderno Saber. Ela está meio descontextualizada, pois foi inserida dentro de um caderno que traz informações sobre a obrigatoriedade das aulas de música nas escolas.
Enfim, apesar do título trazer a sofrível e arcaica terminologia, “o deficiente”, como todas as dicas estão corretas, parabenizamos a Professora Rosangela Gavioli, por conseguir inserir essas informações importantes no jornal.
Fiquem com a nota…
DICAS PARA RECEBER BEM O DEFICIENTE NA ESCOLA
1- É preciso dar condições de acesso à pessoa com deficiência, tanto arquitetônicas, de sinalização e comunicação, quanto de material e equipamentos.
2- O currículo também deve ser acessível, de acordo com a deficiência.
3- As escolas devem ter professores com formação em educação especial e inclusiva ou qualificá-los para que eles adquiram esses conhecimentos.
4- O alunado com deficiência requer ainda a construção de redes de apoio para atender às suas necessidades em campos como os da saúde, da assistência social e do transporte.
5- De maneira democrática, a comunidade e a família devem participar do projeto da escola, contribuindo para melhorar o ensino.
Fonte: Rosângela Gavioli Prieto, professora do EDA (Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação) da Faculdade de Educação da USP.