Você está no topo da página.

São Paulo, domingo, 16 de junho de 2019 - 00:36.

Blog do Livro Acessível Universal - Página inicial [1].

Você está no conteúdo principal desta página.

ENOM – Paródia Sobre os interesses ocultos no Encontro Nacional de Orientação e Mobilidade

Publicado em: 1 de abril de 2019 às 0:31.

Da música “Não vá” de Sandra de Sá.

Contextualização: Alertamos que em maio de 2019, em São Paulo, acontecerá O ENOM, Encontro Nacional de Orientação e Mobilidade, com o objetivo de discutir formação e regulamentação profissional para cursos de OM voltados à pessoas com deficiência visual. Para uma pessoa cega ou com baixa visão, dominar as técnicas de orientação e mobilidade, desenvolvendo noções corporais, espaciais e ambientais, é fundamental para que possa caminhar , com auxílio da bengala longa ou do cão-guia, com elegância, segurança, autonomia e eficiência. Hoje em dia, para esse tipo de curso, além da modalidade presencial, existe também a modalidade de ensino a distância (EAD), versão esta que vem se mostrando bastante eficiente, conseguindo capacitar pessoas por todo o Brasil, pessoas que teriam dificuldades de encontrar ou frequentar um curso presencial. Mas voltando ao ENOM, vemos que uma das apoiadoras do evento é a Organização Nacional de Cegos do Brasil, O N C B, declaradamente contrária a modalidade EAD para cursos de OM. Pelo simples envolvimento da O N C B, já podemos desconfiar que os interesses das pessoas com deficiência visual, enquanto indivíduos, passarão longe desse evento, contudo, somando o fato de que as instituições organizadoras são também afiliadas e patrocinadoras da a O N C B, não temos como deixar de supor que o evento terá a finalidade de reunir apenas pensamentos homogêneos, objetivando impedir o avanço da modalidade EAD por força de criação ou regulamentação de Leis, limitando a capacidade de escolha das pessoas com deficiência visual. Sabemos que no Brasil grande parte das instituições especiais voltadas às pessoas com deficiência se tornaram negócios muito lucrativos, com a exploração de subsídios governamentais ou esmolas sociais em nome da proteção dos deficientes coitadinhos, por isso qualquer tipo de concorrência que atrapalhe essa exploração deve ser combatida e eliminada. Eventos como o tal ENOM, nesse sentido, se prestam apenas para reforçar e perpetuar o poder e o controle dessas instituições que querem se imiscuir na vida das pessoas com deficiência do berço à cova. Portanto, tomemos cuidado com esse ENOM!!
#pracegover
O vídeo desta paródia é uma miscelania com pequenos trechos de outros vídeos disponíveis na Internet e que abordam a aprendizagem da orientação e mobilidade. Destacam-se algumas das técnicas ensinadas para que uma pessoa com deficiência visual possa caminhar segura utilizando a bengala longa ou cão-guia.

FacebookCompartilhar no Facebook.

Twitter.Publicar no Twitter.

Postado por: Administrador.
Arquivado na categoria: Ações do MOLLA, Dicas e Toques / Mitos e Lendas, Ensino Sinal Vermelho, Mídia comentada, Obscegatório Urbano.
Assuntos relacionados: , , , , , , , , , , , , , .
Visitado 639 vezes, 1 foram hoje.
0 comentário

RSS dos comentários deste post.

Deixe seu comentário:

Dados do comentarista




Os mais lidos:

  1. Ilusões - Paródia sobre a farsa das 70 ações inclusivas em SP (28590 vezes)
  2. Direitos humanos e pessoas com deficiência: Chorando nossos cadáveres! (24657 vezes)
  3. DENÚNCIA!! Nova Lei de Direitos Autorais ignora direitos das pessoas com deficiência (19322 vezes)
  4. Bradesco amplia acessibilidade e inclusão!! Morra de inveja Itaú!! (16546 vezes)
  5. Eleições 2012: TSE corrige falha nas urnas acessíveis (15539 vezes)
  6. Quem escolhe o livro que voce lê? Parte 1 - Denúncia (14367 vezes)
  7. Companhia Das Letras, Editora Contexto e Grupo GEN editorial contra um leitor cego (13160 vezes)
  8. Casa da Moeda: Lançamento de novas cédulas do Real mais acessíveis (13003 vezes)
  9. MEC: Censo Escolar 2010 aponta dados estarrecedores para alunos com deficiência (12854 vezes)
  10. Blog do livro acessível! Lançamento hoje, dia 21 de setembro (12445 vezes)

Voltar ao topo da página.

Copyright © 2008 Livro Acessível.
Todos os direitos reservados.