Você está no topo da página.

São Paulo, sábado, 19 de agosto de 2017 - 06:17.

Blog do Livro Acessível Universal - Página inicial [1].

Você está no conteúdo principal desta página.

Eleições 2010 urgente!! Falha na urna acessível para o voto em legenda! Veja dica de solução

Publicado em: 29 de setembro de 2010 às 8:11.

Ilustração: Imagem da palavra cuidado pintada em amarelo no asfalto

Atenção, para aquelas pessoas que pretendem votar somente na legenda partidária, precisamos esclarecer um erro existente no sistema de voz da urna eletrônica acessível e que pode complicar a vida do eleitor desinformado. Por isso, leia com atenção as dicas abaixo para contornar esse problema.

Para Deputado Estadual e Deputado Federal o voto em legenda é possível. No restante dos cargos não existe essa possibilidade. Quando opta-se por essa modalidade de voto surge um problema sério.

O pretendido pelo TRE seria que, após o eleitor digitar os dois primeiros algarismos e aguardar uns segundos, o sistema de voz informaria que a pessoa está votando na legenda tal e tal, porém, isso não acontece.

Resumindo, para quem enxerga normalmente, assim que se digitam os dois primeiros algarismos nos campos Deputado Estadual e Federal, aparece na tela a legenda e a pessoa pode confirmar ou não seu voto. No entanto, para quem não está vendo a tela, o sistema de voz continua repetidamente pedindo para que o eleitor digite o seu voto, não reconhecendo a digitação apenas dos dois primeiros algarismos. Assim, enquanto o eleitor não preenche todo o campo, o sistema não para de repetir a solicitação.

Trata-se então de falha muito séria no sistema de voz das urnas acessíveis e que poderá fazer com que muitos problemas ocorram com os eleitores com deficiência visual e que irão utilizar as urnas acessíveis. Nesse sentido, trazemos aqui essas informações e solicito que os amigos repassem ao maior número de pessoas possível, em outras listas, enfim, para todo pessoal.

Precisamos repassar Principalmente para aquelas pessoas que irão votar nas chamadas seções especiais que concentram um número bastante elevado de eleitores com deficiência visual, por exemplo, na Fundação Dorina e no Instituto Padre Chico aqui em São Paulo, no Instituto Benjamin Constant no Rio de Janeiro, além de outros que desconheço e que estão espalhados pelo Brasil.

É super importante esclarecer que caso o eleitor deseje votar apenas no partido, na legenda partidária, nos dois primeiros casos, ou seja, Deputado Estadual ou Deputado Federal, ele deve teclar os dois primeiros algarismos com muito cuidado e depois, teclar confirma.

O sistema de voz não informará em qual legenda o eleitor está votando, por isso é preciso que esse tipo de voto seja feito com muito cuidado e no caso de dúvida é melhor pressionar corrigir e teclar os dois algarismos novamente para somente depois confirmar.

Assim sendo, pedimos encarecidamente para que todos os amigos, colegas, parceiros, militantes do segmento de pessoas com deficiência, repassem essa mensagem o quanto antes e para o maior número de pessoas possível, acionem os Conselhos Estaduais e Municipais de pessoas com deficiência, enfim, toda rede para que não enfrentemos problemas nesse instante que deve ser de festa e não de dor de cabeça.

FacebookCompartilhar no Facebook.

Twitter.Publicar no Twitter.

Postado por: Administrador.
Arquivado na categoria: Ações do MOLLA, Obscegatório Urbano.
Assuntos relacionados: , , , , , , , , .
Visitado 9287 vezes, 1 foram hoje.
0 comentário

RSS dos comentários deste post.

Deixe seu comentário:

Dados do comentarista




Os mais lidos:

  1. Ilusões - Paródia sobre a farsa das 70 ações inclusivas em SP (23473 vezes)
  2. Direitos humanos e pessoas com deficiência: Chorando nossos cadáveres! (22537 vezes)
  3. DENÚNCIA!! Nova Lei de Direitos Autorais ignora direitos das pessoas com deficiência (16282 vezes)
  4. Bradesco amplia acessibilidade e inclusão!! Morra de inveja Itaú!! (15419 vezes)
  5. Eleições 2012: TSE corrige falha nas urnas acessíveis (14568 vezes)
  6. Quem escolhe o livro que voce lê? Parte 1 - Denúncia (13243 vezes)
  7. Companhia Das Letras, Editora Contexto e Grupo GEN editorial contra um leitor cego (12265 vezes)
  8. MEC: Censo Escolar 2010 aponta dados estarrecedores para alunos com deficiência (12042 vezes)
  9. Blog do livro acessível! Lançamento hoje, dia 21 de setembro (11608 vezes)
  10. Secretária Linamara e deputada Mara, que vergonha, que papelão! (11254 vezes)

Voltar ao topo da página.

Copyright © 2008 Livro Acessível.
Todos os direitos reservados.