Caros amigos, deixo aqui uma dica interessante para um passeio cultural e super inclusivo. Fazer uma visita ao memorial da Inclusão, os caminhos das pessoas com deficiência.
Trata-se de exposição permanente sediada no memorial da América latina, mais especificamente no andar térreo do prédio da Secretaria de Estado dos Direitos das Pessoas com Deficiência, na Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564, portão 10, a 100 metros do metrô Barra Funda, fone: 5212-3700.
Se você é um pesquisador da temática da luta das pessoas com deficiência, se você é professor, estudante, um curioso no assunto, não importa, seja qual for a sua praia, vai adorar viajar pelos diversos capítulos do Memorial da inclusão e saber como as pessoas com deficiência vieram caminhando e conquistando seu lugar na sociedade brasileira e mundial.
Desde os primórdios, quando eram apenas “comida de leões” até os dias atuais, quando se tornaram gourmets nos restaurantes das cidades, você fará uma viagem pelo tempo e poderá aprender bastante sobre essa bela história de luta e determinação de um segmento que até hoje precisa lutar incansavelmente para que seus direitos de cidadãos sejam garantidos e respeitados.
Graças a determinação da Secretária de Estado dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella, aliada ao trabalho da curadora do Memorial, Sra. Elza Ambrósio, da consultoria da antropóloga Crismere Gadelha, da inestimável contribuição das próprias pessoas com deficiência, que abriram suas casas, corações, tempos e acervos e da empresa Candotti Cenografia, finalmente temos em São Paulo um lugar para podermos mais do que relembrar essa luta, principalmente estimular as novas gerações para que jamais desistam dela.
P.S.: E se voce gosta de espaços inclusivos e que possibilitam o acesso a todo público contemplando verdadeiramente a diversidade humana, vai ficar surpreso com os recursos de acessibilidade que a empresa Candotti Cenografia desenvolveu para esse memorial da Inclusão. Não deixe de conferir!
O endereço de email da curadoria do memorial da Inclusão é:
Memorial.sedpcd@pessoacomdeficiencia.sp.gov.br