Você está no topo da página.

São Paulo, domingo, 24 de setembro de 2017 - 23:20.

Blog do Livro Acessível Universal - Página inicial [1].

Você está no conteúdo principal desta página.

Blog do livro acessível! Lançamento hoje, dia 21 de setembro

Publicado em: 21 de setembro de 2010 às 0:07.

Ilustração: Imagem de uma cegonha trazendo um bebê simbolizando o nascimento do blog

É com muito orgulho que anunciamos, neste dia 21 de setembro, Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, tão significativo para esse segmento social composto por cerca de 29 milhões de pessoas em todo o Brasil, o lançamento oficial do blog do livro acessível: WWW.livroacessivel.org/blog.

Blog que é uma extensão do site do livro acessível, onde se encontra o registro da caminhada cívica que o MOLLA – Movimento pelo Livro e Leitura Acessíveis, vem promovendo há anos pelo direito das pessoas com deficiência acessarem de maneira ampla, geral e irrestrita toda produção literária, artística e científica existente no Brasil. Da mesma forma, lutamos por uma escola de qualidade, que possa realmente atender e capacitar toda a diversidade de alunos visando o seu desenvolvimento potencial máximo, preparando esses alunos para a vida social e profissional com a qualidade que merecem.

Àqueles que ainda não sabem, informamos que se encontram excluídos da leitura convencional milhões de indivíduos com alguma deficiência, em virtude de não conseguirem interagir, manejar, compreender ou visualizar a leitura em sua forma tradicional. Por isso o MOLLA luta pela imediata implementação do livro em formato acessível, desenho universal, para toda publicação produzida em Território Nacional.

Dentre essa massa gigantesca de indivíduos excluídos podemos citar como exemplo os cegos ou com baixa visão, os surdo-cegos, os surdos librados, os amputados ou paralisados de membros superiores, os tetraplégicos, os disléxicos, os idosos, os analfabetos, entre outros.

É obrigação dos governantes brasileiros a criação de lei que determine que não se possa publicar um livro sequer no Brasil que não contemple toda a diversidade do público potencialmente leitor. Também cabe aos governantes, que são os principais clientes de qualquer editora, pois são responsáveis sozinhos pela compra de 70% da produção nacional desse mercado, introduzir em seus editais de compras exigências que contemplem a acessibilidade, desclassificando o concorrente que não apresente tais requisitos em suas obras.

Mesmo Monteiro Lobato já tendo dito há muitos anos “um país se constrói com homens e livros”, mesmo o lema do governo brasileiro sendo há anos “a educação é um direito do cidadão e um dever do Estado”, o que percebemos ainda hoje, para o segmento de pessoas com deficiência, é que o direito a livre escolha de sua leitura não existe, conseqüentemente o direito a uma educação de qualidade fica comprometido e, como um efeito em cascata, o desenvolvimento pessoal, social e profissional desses indivíduos torna-se significativamente comprometido.

Nesse sentido, pedimos a todos os parceiros e apoiadores dessa caminhada e dessa luta incansável, que divulguem o nosso blog, entrem e naveguem pelo conteúdo, contribuam, critiquem, elogiem também, mas que principalmente persistam, como nós estamos persistindo, nessa batalha muitas vezes inglória, mas que é digna de ser travada, pois seu objetivo é justo, cívico e cidadão.

Assim, combatendo a exclusão literária vergonhosa, que gera a exclusão escolar vergonhosa, que gera a exclusão profissional vergonhosa, que gera a exclusão social mais vergonhosa ainda, é que o MOLLA nasceu e lançou seu site, agora lança seu blog, e continuará incansavelmente mantendo a pressão social junto a governos e instituições para que nosso país possa se orgulhar de ter um dia ratificado a Convenção da ONU pelos Direitos das Pessoas com Deficiência, que, juntamente com o estabelecimento do Dia Nacional de Luta, foi mais um importante passo para que todas as vergonhas nacionais arroladas acima sejam sanadas o mais breve possível.

Orgulhosamente,

Naziberto Lopes
Coordenador do MOLLA – Movimento pelo Livro e Leitura Acessíveis no Brasil
Idealizador do site: WWW.livroacessivel.org
Idealizador do blog: WWW.livroacessivel.org/blog

FacebookCompartilhar no Facebook.

Twitter.Publicar no Twitter.

Postado por: Administrador.
Arquivado na categoria: Ações do MOLLA.
Assuntos relacionados: , , , , , , , , , , , , , .
Visitado 11654 vezes, 5 foram hoje.
1 comentário

1 comentário

  1. Comentário feito por: Valdeci Ramos em 22 de outubro de 2010 às 8:53.

    Eu também estou esperando o livro acessiveil.
    Um grande abraços

RSS dos comentários deste post.

Deixe seu comentário:

Dados do comentarista




Os mais lidos:

  1. Ilusões - Paródia sobre a farsa das 70 ações inclusivas em SP (23723 vezes)
  2. Direitos humanos e pessoas com deficiência: Chorando nossos cadáveres! (22648 vezes)
  3. DENÚNCIA!! Nova Lei de Direitos Autorais ignora direitos das pessoas com deficiência (16355 vezes)
  4. Bradesco amplia acessibilidade e inclusão!! Morra de inveja Itaú!! (15499 vezes)
  5. Eleições 2012: TSE corrige falha nas urnas acessíveis (14615 vezes)
  6. Quem escolhe o livro que voce lê? Parte 1 - Denúncia (13311 vezes)
  7. Companhia Das Letras, Editora Contexto e Grupo GEN editorial contra um leitor cego (12323 vezes)
  8. MEC: Censo Escolar 2010 aponta dados estarrecedores para alunos com deficiência (12103 vezes)
  9. Blog do livro acessível! Lançamento hoje, dia 21 de setembro (11654 vezes)
  10. Secretária Linamara e deputada Mara, que vergonha, que papelão! (11311 vezes)

Voltar ao topo da página.

Copyright © 2008 Livro Acessível.
Todos os direitos reservados.