Muito interessante a matéria do Jornal Nacional da Rede Globo de Televisão, exibida ontem, dia 24 de setembro, que mostrou os principais atributos da cidade de Lençóis Paulista, do Interior do Estado de São Paulo.
Uma informação que me chamou bastante a atenção foi sobre a biblioteca municipal que abriga 100 mil títulos de livros e que, segundo o funcionário da mesma, tem um movimento muito elevado por parte dos munícipes daquela localidade.
Óbvio que a reportagem não abordou esse tema, mas fiquei imaginando quantos desses 100 mil títulos podem ser acessados por alguma pessoa com deficiência que não consiga ler os livros impressos. Quantos desses títulos seriam acessíveis?
Fazendo aqui umas contas rápidas, a reportagem informou que a população de Lençóis Paulista é de aproximadamente 65 mil pessoas, teríamos então um número perto de 18 mil pessoas com deficiência. Refinando mais ainda, poderíamos dizer que desses, cerca de 8,6 mil seriam pessoas com deficiência visual. Os cálculos se baseiam nas estatísticas do Censo IBGE 2000.
Com isso, chegamos à conclusão que a famosa biblioteca precisa ter em seu acervo conteúdos que possam atender a demanda de muitas pessoas com deficiência, pois não são apenas as pessoas com deficiência visual que precisam de uma leitura em formatos diferenciados.
Agora nos cabe saber se isso está sendo contemplado naquele espaço tão importante de difusão da informação, do saber e da cultura.
Pedimos para que se algum navegante de Lençóis Paulista velejar por aqui, por gentileza traga essa informação, ela é super importante para que possamos divulgar e parabenizar, caso seja positiva, ou cobrar e pressionar o governo local caso ela seja negativa, afinal, bibliotecas públicas devem ser para todo o público… ou não?!