Você está no topo da página.

São Paulo, segunda-feira, 26 de junho de 2017 - 05:36.

Blog do Livro Acessível Universal - Página inicial [1].

Você está no conteúdo principal desta página.

Atenção: Nem toda pessoa cega sabe ler braile!

Publicado em: 25 de setembro de 2010 às 23:01.

Preciso esclarecer uma grande lenda que é alimentada por pessoas que não convivem com pessoas cegas ou mesmo por aquelas que convivem, mas são mal informadas a esse respeito.

Quero deixar bem claro que nem todas as pessoas cegas são alfabetizadas no Sistema braile. Assim sendo, nem toda pessoa cega domina ou tem fluência no código braile, Aliás, a maioria das pessoas cegas não o é.

Na verdade a alfabetização no Sistema braile é eficaz quando a pessoa nasce cega e é educada desde cedo nesse sistema de escrita e leitura desenvolvido pelo francês Louis Braille no início do Século XIX, especificamente para a comunicação entre pessoas cegas.

Entretanto a cegueira, na maioria dos casos, é a conseqüência de alguma patologia ou trauma que acomete as pessoas em vida adulta, e em número muito menor de casos se apresenta como decorrência de uma patologia congênita ou possível complicação no nascimento.

Poderia citar aqui a Diabetes ou o Glaucoma como sendo dois vilões desencadeadores da cegueira pelo lado orgânico, também os acidentes automobilísticos ou com armas de fogo como sendo os dois vilões pelo lado ambiental.

Portanto, precisei abrir esse parêntesis para mostrar que a maioria das pessoas cegas não domina a leitura e escrita braile, sendo eu mesmo um exemplo disso. Tendo ficado cego em vida adulta, ser novamente alfabetizado em outro sistema de comunicação foi impensável e praticamente impossível.

A maneira que eu e milhares de outras pessoas com deficiência visual encontramos para poder continuarmos acessando o universo dos livros e das letras, foi por meio do auxílio do computador, com a esperança da existência dos livros em formato digital.

Nesse sentido peço a todos que por aqui navegarem, que de agora em diante saibam que pessoas cegas não são necessariamente iguais a Sistema braile, não são necessariamente iguais à leitura tátil e assim por diante.

Faço questão de enfatizar essa informação porque todo projeto ou idéia que se encontra por ai, destinados a proporcionar leitura e informação em quantidade às pessoas cegas, não observam outra forma que não seja pela utilização do Sistema braile e isso, no lugar de incluir pessoas cegas, acaba por excluir a maioria delas.

Dica:

Obviamente o braile para pequenos avisos, como nos botões de elevadores, urnas eletrônicas, identificação de salas, embalagens de produtos, etc., são bem vindos, pois são informações rápidas, sucintas e apresentadas em pouca quantidade acabam tornando mais fácil a compreensão até por aqueles que não dominam esse sistema.

Assim, não deixe de utilizar o braile para os casos acima, e a partir de agora não acredite mais que toda pessoa cega compreende o braile e anseia por ele.

FacebookCompartilhar no Facebook.

Twitter.Publicar no Twitter.

Postado por: Administrador.
Arquivado na categoria: Dicas e Toques / Mitos e Lendas.
Assuntos relacionados: , , , , , , .
Visitado 5244 vezes, 1 foram hoje.
0 comentário

RSS dos comentários deste post.

Deixe seu comentário:

Dados do comentarista




Os mais lidos:

  1. Ilusões - Paródia sobre a farsa das 70 ações inclusivas em SP (23127 vezes)
  2. Direitos humanos e pessoas com deficiência: Chorando nossos cadáveres! (22395 vezes)
  3. DENÚNCIA!! Nova Lei de Direitos Autorais ignora direitos das pessoas com deficiência (16191 vezes)
  4. Bradesco amplia acessibilidade e inclusão!! Morra de inveja Itaú!! (15325 vezes)
  5. Eleições 2012: TSE corrige falha nas urnas acessíveis (14505 vezes)
  6. Quem escolhe o livro que voce lê? Parte 1 - Denúncia (13153 vezes)
  7. Companhia Das Letras, Editora Contexto e Grupo GEN editorial contra um leitor cego (12191 vezes)
  8. MEC: Censo Escolar 2010 aponta dados estarrecedores para alunos com deficiência (11962 vezes)
  9. Blog do livro acessível! Lançamento hoje, dia 21 de setembro (11546 vezes)
  10. Secretária Linamara e deputada Mara, que vergonha, que papelão! (11184 vezes)

Voltar ao topo da página.

Copyright © 2008 Livro Acessível.
Todos os direitos reservados.