Você está no topo da página.

São Paulo, sábado, 18 de novembro de 2017 - 16:20.

Blog do Livro Acessível Universal - Página inicial [1].

Você está no conteúdo principal desta página.

As cariocas imaginodescritas!! A adúltera da Urca parte 1/3

Publicado em: 29 de novembro de 2010 às 0:51.

Ilustração: Foto de Sonia Braga e Antonio Fagundes, protagonistas da novela


Caros amigos, vamos nós com a velha saga para entendermos esses programas de televisão, peças de teatro, filmes de cinema de uma maneira mais natural e como qualquer outra pessoa, ou seja, sabendo aquilo que está se passando a nossa frente. Para isso bastaria um recurso de acessibilidade chamado de audiodescrição, já presente em diversos países da Europa, Ásia, Estados Unidos, mas no Brasil nem pensar por enquanto.

Justo aqui no Brasil, interessante pensar assim Né? O Brasil vive arrotando aos sete ventos que tem a maior e melhor legislação de proteção dos direitos humanos e, na carona desses, os direitos das pessoas com deficiência. Por fora bela viola, por dentro pão bolorento, como diz o velho ditado. Junto aos organismos internacionais nos apresentamos como sendo “O País”, aquele que já ratificou a Convenção da ONU pelos Direitos das Pessoas com Deficiência como emenda constitucional, que tem leis e Normas extremamente avançadas nessa área e assim por diante. O problema deve ser que as Leis e Normas são tão avançadas que ainda não conseguimos chegar nelas!!

E agora temos uma Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, que antes se chamava apenas CORDE e que foi promovida. Nada contra é claro, mas Ela está crescendo tanto que daqui a pouco vai passar a própria Presidência da República, a criatura superando o criador!! Que maravilha!! E mesmo assim, as pessoas com deficiência visual têm apenas migalhas de livros para ler, não podem assistir autonomamente televisão, teatro ou cinema, possuem um índice de empregabilidade de míseros 4% no mercado de trabalho de pessoas com deficiência e assim por diante lamentavelmente. Mas deixemos de choradeira e vamos ao que interessa e que é conhecermos a gostosa da noite!!

No 6º episódio da mini série “As cariocas”, da Rede Globo de Televisão, que foi ao ar na terça-feira dia 23 de novembro, a personagem em destaque foi Julia, a adúltera da Urca.

Na introdução o narrador fala das belezas do bairro da Urca, no Rio de janeiro, fala do bondinho do Pão de Açúcar e da tranqüilidade do lugar. Fala que nada pode tirar o sossego do bairro a não ser quando a deusa da vez desfila por lá, a adúltera da Urca.

Cena: Voz de duas mulheres conversando; som de ambiente aberto, som de carros passando; uma das mulheres se chama Malu; as duas falam sobre relações conjugais e extraconjugais; elas caminham enquanto conversam; Malu conta pra amiga sobre suas aventuras amorosas; a amiga fala que ela é casada com o Fabio e mesmo assim faz aquilo; Malu diz que gosta de trocar sempre de roupa; a amiga diz que encontrou uma roupa certinha pra ela que é o Cacá, e que não gosta de trocar; Malu ironiza dizendo que a amiga não sabe o que é bom; Malu instiga a amiga para fazer o mesmo falando sobre as vantagens de ter amantes; a amiga desconversa e as duas seguem caminhando; som de pássaros; carros; som de porta abrindo, som de molho de chaves; a amiga da Malu diz oi; Cacá reclama que ela sai muito de casa; ele fala que está fazendo macarrão e que ela o abandonou por horas; a amiga da Malu diz que ela havia deixado um recado que estaria correndo com a Malu; o narrador fala sobre a seriedade de Julia e que ela não dava mole pra fariseu nenhum; som de portão de ferro abrindo; som de passos; som de pássaros; som de escritório; som de telefone tocando; Malu atende e fala que é uma ligação para Julia; Julia atende; voz masculina começa a passar uma cantada em Julia; Julia esbraveja e desliga o telefone;

Cena imaginodescrita: Interessante esse começo, tenho certeza que eu ouvi a voz da Julia, aquela personagem da novela “Dancin Days” que era uma presidiária e saiu da cadeia para trabalhar na casa da Joana Fom, lembram?? Claro que estou perguntando pra galera acima dos 40 né pessoal? Os meus fãs mais novos nem tentem lembrar. Agora a voz da Malu era a da Viúva Porcina, disso eu tenho certeza. Que misturada brava a Globo faz, viúva Porcina, de Roque Santeiro com a Julia de Dancin Days, que maluquice!! Bem, fora o fato de caso sejam essas personagens, ta maus o negócio NE pessoal? As duas devem estar parecendo maracujá de gaveta!! E o narrador ainda tem coragem de chamar de deusa?! Claro que o Daniel Filho deve estar mais enrugado do que o saco do Oscar Niemayer, então pra ele ta tudo bem, agora eu?! Sai fora!!!

Bom, mas continuando a imaginar, a Julia estava correndo com a amiga, então elas deviam estar usando uma roupa de ginástica, aquela toda coladinha. Só que do jeito que as duas devem estar meio murchinhas, já viu, pareciam duas uvas passas vestidas de atletas! E as duas uvinhas vão correndo e falando de relacionamento amoroso. Devem estar correndo em um parque, afinal, muitos pássaros voam ao redor, tem até um bem-te-vi!

Na casa de Julia ela conversa com Cacá, ele está vestido de mestre cuca e com o avental todo manchado de molho de tomate, por isso ela adivinhou que ele estava fazendo macarrão. Julia sai de casa e vai pro escritório onde trabalha, lá recebe a ligação de alguém que diz que ela é gostosa e que está com desejos nela. Puts! Se a Julia é gostosa então eu quero que o mundo pare pra eu descer!! Quem poderia ser?! O próprio Niemayer? Pelo menos combinaria ruga com ruga! Podia ser também o matusalém! Podia ser o Silvio Santos, o Cid Moreira, sei lá, estou pensando aqui nos mais enrugados da televisão brasileira!! De qualquer jeito ela não aceita a cantada e desliga o telefone. Caraça, a mulher ta que é só vinco e ainda fica dando uma de metida?!! Ta se achando heim dona Julia?!

Cena: O narrador diz que Julia conta tudo pro marido; Cacá desconfia da mulher; Julia fica indignada e diz que ele terá que tomar uma providência; Cacá diz que ela deve ter muitos fãs pela cidade; Julia diz que ela não é nenhuma modelo famosa para ter fãs; som de portão de ferro abrindo; som de passos; som de pássaros; o narrador diz que Julia passou a ficar de olho em quem a observava, poderia ser um tarado; Julia conversa com Malu, fala de sua desconfiança de certo homem; Malu especula a respeito de quem seria; Malu diz que elas precisam saber quem é; o tal observador secreto; o narrador diz que Malu só pensa naquilo; som de buzinas; carros, passos; Julia diz para Malu que está com uma sensação esquisita de estar sendo seguida; diz: “Olha lá, um altão de gravata vermelha”; Malu diz alegre que ta na hora de desvendarem e despirem o tal camarada; Julia diz que não, que está com medo; Malu diz para elas sentarem em algum lugar para ver qual seria a do carinha; som de carros; som de talheres; Malu diz que o cara sumiu; Julia diz não, ele está ali ao lado; Intervalo.

Cena imaginodescrita: Julia conta o ocorrido para Cacá, que coça a cabeça desconfiado, na testa dá pra notar o surgimento de duas protuberâncias que começam a tomar corpo. Pela voz deve ser o Pedro, caminhoneiro da série Carga Pesada. A Globo está realmente investindo no seu elenco da quarta idade, esse Pedro deve ter uns 200 anos, só de carga pesada eu lembro uns 30 anos!! Mas onde estaria o Bino? Será que o Bino é o tal observador secreto da Julia? Pode ser que ele está querendo botar chifres no Pedro e vai querer dar uns pegas na Julia. De qualquer maneira, são mais quilos e quilos de rugas na telinha, do Pedro e do Bino. Mas voltando à conversa entre Porcina, que aqui chamam de Malu, e Julia, a primeira sempre incentivando a Julia a cometer o adultério. Claro, ela tem larga experiência nesse negócio. Lembram do triangulo amoroso entre ela, o sinhozinho malta e o Roque Santeiro?! Que escândalo pra época!! Agora uma coisa tem que ser dita, a Porcina se garante, porque com aquela idade, aquela pele, aqueles peitos, ainda querendo azarar os carinhas?! Puts! A mulher deve tomar banho de formol!!

E uma coisa engraçada é que as duas sempre conversam em alguma lanchonete ou restaurante, porque sempre tem som de copos, pratos, talheres. Elas são boas de garfo! Sendo assim, também preciso imaginar que além de estarem com a pele parecendo um prato de coalhada, elas também estão meio cheinhas, parecendo duas porpetas. Mas isso é diversidade e eu tenho que defender e defenderei!! Viva a diversidade, os gordinhos, os magrinhos, os bonitinhos e os feinhos, todos tem direitos iguais!!

As duas caminham e chegam até uma lanchonete onde param para comer e aguardar o admirador secreto da Julia. Para não perder a oportunidade, elas pedem três lanches do tipo x-salada, duas porções de batatas fritas, duas vitaminas de abacate, um bauru, cinco enroladinhos de queijo, dois copos de refrigerante de 1 litro cada um, isso só pra começar a abrir o apetite. No meio daquela comilança toda Julia avista o estranho que entra na mesma lanchonete que as duas. Tcham Tcham Tcham Tchaaaaammmmm. O que vai acontecer nos próximos capítulos??!! As duas vão continuar comendo até explodirem? O admirador secreto vai se revelar?! Vão colocar audiodescrição nessa porra dessa novelinha?! Vamos aguardar as cenas do próximo capítulo…

Continua na parte 2/3

FacebookCompartilhar no Facebook.

Twitter.Publicar no Twitter.

Postado por: Administrador.
Arquivado na categoria: Imaginodescrivinhando.
Assuntos relacionados: , , , , , .
Visitado 5162 vezes, 2 foram hoje.
0 comentário

RSS dos comentários deste post.

Deixe seu comentário:

Dados do comentarista




Os mais lidos:

  1. Ilusões - Paródia sobre a farsa das 70 ações inclusivas em SP (24623 vezes)
  2. Direitos humanos e pessoas com deficiência: Chorando nossos cadáveres! (22830 vezes)
  3. DENÚNCIA!! Nova Lei de Direitos Autorais ignora direitos das pessoas com deficiência (16486 vezes)
  4. Bradesco amplia acessibilidade e inclusão!! Morra de inveja Itaú!! (15606 vezes)
  5. Eleições 2012: TSE corrige falha nas urnas acessíveis (14722 vezes)
  6. Quem escolhe o livro que voce lê? Parte 1 - Denúncia (13387 vezes)
  7. Companhia Das Letras, Editora Contexto e Grupo GEN editorial contra um leitor cego (12415 vezes)
  8. MEC: Censo Escolar 2010 aponta dados estarrecedores para alunos com deficiência (12180 vezes)
  9. Blog do livro acessível! Lançamento hoje, dia 21 de setembro (11727 vezes)
  10. Secretária Linamara e deputada Mara, que vergonha, que papelão! (11412 vezes)

Voltar ao topo da página.

Copyright © 2008 Livro Acessível.
Todos os direitos reservados.