Você está no topo da página.

São Paulo, terça-feira, 23 de julho de 2019 - 14:27.

Blog do Livro Acessível Universal - Página inicial [1].

Você está no conteúdo principal desta página.

Brindar a L B I – Paródia sobre niver de 4 anos da L B I e as ameaças que ela sofre

Publicado em: 1 de julho de 2019 às 0:06.

Da música “Brincar de ser feliz” de Xitãozinho e Xororó.

Contextualização: Galera, no dia 6 de julho de 2019, vamos comemorar 4 anos de existência da Lei 13.146/2015, conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei Brasileira da Inclusão ou simplesmente LBI, que foi promulgada dia 6 de julho de 2015 e passou a vigorar em 1º de janeiro de 2016. Uma longa história, que se iniciou no final da Década de 90 e culminou em 2015 com a promulgação da lei. Em especial, nós, pessoas com deficiência visual, tivemos grandes vitórias com a chegada desta lei, considerando principalmente os Artigos 42 e 68, que inauguraram um novo relacionamento entre nós, como consumidores, e o mercado editorial, como fornecedor, , e deste último e os governos, com relação a compra de livros em formatos acessíveis para bibliotecas públicas. Com muitos avanços em diversas áreas transformando em protagonistas pessoas com diferentes deficiências, a Lei Brasileira da Inclusão, se por um lado nos apresentou uma nova esperança de alcance da sociedade inclusiva para os próximos anos, por outro lado contrariou interesses de muita gente que não presta. São instituições de fachada, organizações mafiosas, entidades pseudo representativas e prestadores de serviço para pessoas com deficiência que sempre ganharam muita grana e status social com a fama de “protetores dos coitadinhos”. Claro que essa proteção nunca saiu muito barato para os cofres públicos e para os bolsos de pessoas bem intencionadas da sociedade em geral. Esses mercenários disfarçados de missionários sempre exploraram os subsídios governamentais e as esmolas sociais em nome das PCDs, enquanto seus “atendidos” eram silenciados e segregados em seus currais. Por isso esses pilantras promovem ataques sistemáticos a LBI, inventando regulamentos, propondo leis complementares, substitutivos, entre outros artifícios para que os avanços da lei sejam derrubados e tudo volte a ser como sempre foi. Portanto, para que possamos continuar como protagonistas de nossa própria história, teremos que ser, cada um de nós, uma espécie de super herói para defender a LBI dessa verdadeira legião do mal.
#pracegover
Esta paródia é ilustrada por quatro trechos de desenhos animados com a temática heróis versus vilões, que serão descritos abaixo. A letra é exibida como legenda.
Trecho 1. Os Vingadores encontram os Guardiões da Galáxia. Sendo do lado dos Guardiões: Peter Quill, o líder, Adam Warlock, Quasar, Rocket Racoon (raposa) e Groot (a grande árvore), e do lado dos Vingadores: Homem de Ferro, Hulk, Pantera Negra e mais dois integrantes. Neste trecho Adam Warlock está caído no chão, desacordado e Quasar tenta reanima-lo, através de contato de mente pra mente, tocando na testa dele, através da joia da alma; Trecho 2. Cenas de desenhos da Liga da Justiça (Mulher Maravilha, Super-Homem, Batman e Robin, Aquaman, The Flash, entre outros), combatendo os seus inimigos; Trecho 3. Abertura do desenho Os Defensores da Terra – na qual mostra Fantasma, Mandrake, Flash Gordon, Lothar, e seus respectivos filhos, Jedda Walker, Kshin, Rick Gordon e LJ, além de uma pantera negra e um mascote Zuffy; Trecho 4. Os Super-Heróis da Turma da Mônica, onde a Mônica, vestida de Mulher Maravilha e o Cebolinha, usando uma capa de Super-Homem, prendem os bandidos da estória. Fim.

FacebookCompartilhar no Facebook

Twitter.Publicar no Twitter.

Postado por: Administrador.
Arquivado na categoria: Ações do MOLLA, Ensino Sinal Verde, Leitura Sinal Verde, Mídia comentada, Obscegatório Urbano.
Assuntos relacionados: , , , , , , , , .
Visitado 305 vezes, 12 foram hoje.
0 comentário

Xixi sobre rodas – Paródia sobre a falta de banheiros acessíveis para cadeirantes

Publicado em: 1 de junho de 2019 às 0:03.

Da música “Xixi nas estrelas” de Guilherme Arantes.

Contextualização: Nesta paródia alertamos para o problema da falta de banheiros acessíveis e preferenciais para pessoas em cadeiras de rodas. A maioria das pessoas com deficiência não precisa de banheiros adaptados, mas no caso específico de um cadeirante, é fundamental que os sanitários obedeçam algumas regras universais como tamanho adequado, barras de segurança, pias rebaixadas e torneiras especiais. Alertamos gestores públicos, empresários e comerciantes em geral que oferecer um banheiro acessível para cadeirantes não é uma gentileza, é uma obrigação. Contudo, esses espaços devem estar sempre abertos, muitos ficam trancados e ninguém sabe onde está a chave, devem poder ser fechados por dentro, e não devem virar depósito de material de limpeza ou bujiganga. Outra coisa, como esse banheiro é preferencial, as pessoas sem deficiência não precisam ficar com medo de utilizá-los em caso de emergência. Preferencial não é exclusivo, então não vamos arrumar encrenca onde não é preciso certo galera? Para construtores e arquitetos que tiverem dúvidas, consultem a Norma ABNT 9050 e vão conhecer melhor todos os detalhes.
#pracegover
Esta paródia é ilustrada por uma sucessão de cinco vídeos descritos a seguir. A letra é exibida como legenda. Vídeo 1. Uma menina morena, com cabelos escuros e presos, por volta de 3 a 4 anos, usando um vestido com estampas coloridas, blusa de manga comprida branca e sandália rosa, está em uma loja em frente a um carrinho de compras e, enquanto faz xixi em um pinico cor de rosa e com carinha de bichinho, conversa e gesticula com a pessoa que a está filmando; Vídeo 2. Um gato adulto, cinza rajado, dentro de um banheiro sentado no assento do vaso sanitário, fazendo xixi. Depois ele se levanta e com as patinhas da frente raspa o assento como se estivesse puxando terra para cobrir o xixi; Vídeo 3. Uma menina morena, com cabelos escuros e presos, com idade por volta de 4 anos, usando uma blusa de manga comprida rosa, por baixo de um vestido estampado bege e sandálias na cor azul e rosa. Ela está em um banheiro sentada no assento do vaso sanitário. Faz gestos e conversa com quem a está filmando, e em determinado momento levanta o vestido e olha para dentro do vaso; Vídeo 4. Um cachorro raça Pug, com pelagem clara, está passeando com coleira preso a uma guia na calçada e em determinado momento levanta uma das patas traseiras e faz xixi em um degrau e, logo em seguida, levanta as duas patas traseiras e anda somente com as duas dianteiras. Enquanto isso vai fazendo xixi nesta posição e molhando todo o chão por onde passa. Só depois de terminar de fazer xixi é que ele volta a andar com as quatro patas no chão; Vídeo 5. Quatro crianças – duas meninas e dois meninos – brincam em uma piscina rasa. Um dos meninos está quase deitado de barriga para cima na água e as outras crianças estão ao seu lado. De repente, as três crianças se afastam rapidamente e o menino faz uma cara de satisfação e, na água vai surgindo uma mancha azul escuro, contrastando com o azul mais claro da piscina, denunciando que ele fez xixi na água. Fim.

FacebookCompartilhar no Facebook

Twitter.Publicar no Twitter.

Postado por: Administrador.
Arquivado na categoria: Ações do MOLLA, Dicas e Toques / Mitos e Lendas, Mídia comentada, Obscegatório Urbano, Z nula.
Assuntos relacionados: , , , , , , , , , .
Visitado 763 vezes, 11 foram hoje.
0 comentário

Os mais lidos:

  1. Ilusões - Paródia sobre a farsa das 70 ações inclusivas em SP (28672 vezes)
  2. Direitos humanos e pessoas com deficiência: Chorando nossos cadáveres! (24743 vezes)
  3. DENÚNCIA!! Nova Lei de Direitos Autorais ignora direitos das pessoas com deficiência (19474 vezes)
  4. Bradesco amplia acessibilidade e inclusão!! Morra de inveja Itaú!! (16587 vezes)
  5. Eleições 2012: TSE corrige falha nas urnas acessíveis (15582 vezes)
  6. Quem escolhe o livro que voce lê? Parte 1 - Denúncia (14410 vezes)
  7. Companhia Das Letras, Editora Contexto e Grupo GEN editorial contra um leitor cego (13196 vezes)
  8. Casa da Moeda: Lançamento de novas cédulas do Real mais acessíveis (13107 vezes)
  9. MEC: Censo Escolar 2010 aponta dados estarrecedores para alunos com deficiência (12889 vezes)
  10. Blog do livro acessível! Lançamento hoje, dia 21 de setembro (12471 vezes)

Voltar ao topo da página.

Copyright © 2008 Livro Acessível.
Todos os direitos reservados.