São Paulo, quarta-feira, 23 de agosto de 2017 - 10:52.

Livro Acessível Universal - Página inicial [1].

Álvaro Zermiani - UNISUL em Santa Catarina - Modelo de inclusão.

Álvaro Zermiani.
[ D ]

Olá pessoal. Me chamo Álvaro Zermiani, sou deficiente visual total desde os meus 13 anos decorrente da atrofia do nervo óptico. Sou natural de Presidente Getúlio Interior de Santa Catarina. Minha história no ensino superior começa no final de 2007 quando estava prestes a decidir onde iria cursar o tão sonhado curso de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo. Estava neste ano de 2007 estudando em Florianópolis na Associação de Cegos (ACIC), e foi la que conversando com outros colegas decidi estudar na UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina), na cidade de Palhoça. E posso falar que não me arrependi nem um pouquinho pela escolha. Estou cursando o sexto semestre do curso de Jornalismo e estou indo bem.

A universidade tem um setor de acessibilidade super organizado coordenado sabiamente por Salete Souza. Ela que briga diariamente para que nós pessoas com deficiência tenhamos os mesmos direitos que os demais alunos. Mas não é só isso, o Programa de Promoção de Acessibilidade conta com estagiários que são responsáveis pelo material dos diversos alunos cegos da UNISUL. Os deficientes auditivos recebem apoio especializado de intérpretes de LIBRAS. Além disso, os alunos com deficiência visual ganham da UNISUL um notebook para auxiliar nos estudos, e se o aluno concluir o curso leva o note pra ele de presente. Para as pessoas com deficiência física dentro da Universidade existe uma equipe de esporte adaptado chamada OMDA.

Bom, eu que sou atendido pelo programa já tive a oportunidade de ser estagiário no PPA. Realizava a digitalização dos materiais para que os outros estagiários pudessem corrigir, fazia também material em Braille para os alunos cegos que cursam a distancia na UNISUL VIRTUAL. Eu também prestava consultoria para analisar a acessibilidade do site da universidade. Foram dois anos que valeram muito a pena. E agradeço a oportunidade que foi me dada.

Hoje em dia sou estagiário da Coordenadoria de Comunicação Social do Ministério Público do estado. Mas recomendo que pessoas com deficiência que querem entrar em uma universidade com estrutura como a UNISUL procurem Santa Catarina. São diversos campus diversos cursos que você poderá escolher. Sei que a UNISUL tem que melhorar em alguns aspectos mas comparadas as outras ela está bem na fita.

Quem quiser saber mais sobre a UNISUL pode me adicionar no MSN alvaro.jornalismo@hotmail com que posso falar mais ok!

Autor: Álvaro Zemiani
Contato: alvaro.jornalismo@hotmail

Leia outros depoimentos.

 

Voltar ao topo da página.

Copyright © 2008 Livro Acessível.
Todos os direitos reservados.